Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega dispara mais de 8%. Juros da dívida a 10 anos abaixo dos 9%

Na primeira sessão após o acordo alcançado no Eurogrupo de sexta-feira, a bolsa de Atenas já valorizou mais de 8%. Os juros da dívida grega seguem em forte e negoceiam abaixo dos 9% na maturidade a 10 anos.

24 de Fevereiro de 2015 às 09:20
  • 3
  • ...

Na bolsa de Atenas, os investidores reagem hoje pela primeira vez ao acordo alcançado no Eurogrupo de sexta-feira. A praça grega, que ontem esteve encerrada devido ao feriado que marca o início das comemorações da quaresma ortodoxa, segue em forte alta impulsionada pelos títulos do sector bancário. 

 

A bolsa de Atenas valoriza 8,27%, conseguindo desta forma anular a queda desde o início do ano. O principal índice grego, o FTASE, está a subir mais de 3% em 2015. No sector bancário, o Piraeus Bank ganha mais de 11,20% para 68,5 cêntimos, o Alpha Bank sobe 12,97% para 41,8 cêntimos e o National Bank of Greece avança 13,89% para 1,64 euros. 

 

Estes ganhos ocorrem após o Eurogrupo ter aprovado na passada sexta-feira o prolongamento do resgate europeu à Grécia por mais quatro meses. Em contrapartida, Atenas tem que apresentar a Bruxelas uma lista de reformas. A lista foi entregue ontem à noite e deverá ser debatida ainda hoje pelos ministros das Finanças da Zona Euro.

 

Uma fonte da Comissão Europeia avançou já à Reuters que esta lista apresentada pelo Governo grego é "suficientemente abrangente para ser validada como um ponto de partida para uma conclusão bem-sucedida" do programa helénico. "Estamos claramente encorajados pelo forte compromisso no combate à evasão fiscal e corrupção", acrescentou a mesma fonte. 


Entretanto já foi divulgada a lista, onde constam medidas que passam pelo combate à evasão fiscal e à corrupção, bem como pela garantia de manutenção das privatizações em curso e a revisão das restantes.

 

Os juros da dívida grega negoceiam hoje em forte queda, em especial nas maturidades mais curtas. No prazo a três anos, os juros da dívida perdem 170,2 pontos base para 13,361% e a cinco anos recuam 110 pontos base para 11,968%. Na maturidade a 10 anos, as yields recuam 39,1 pontos para 8,906%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg. 

 

(Notícia actualizada, pela última vez, às 12h17 com cotação mais recentes)

Ver comentários
Saber mais Atenas Eurogrupo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio