Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa fecha pouco alterada com PT a contrariar subida da EDP (act)

A Euronext Lisbon terminou pouco alterada com a queda da Portugal Telecom a contrariar os ganhos da Energias de Portugal. O PSI-20 ganhou 0,08%, depois de ter terminado a desvalorizar nas duas últimas sessões da semana passada. O dia foi marcado pelo fact

12 de Dezembro de 2005 às 17:26
  • ...

A Euronext Lisbon terminou pouco alterada com a queda da Portugal Telecom a contrariar os ganhos da Energias de Portugal. O PSI-20 ganhou 0,08%, depois de ter terminado a desvalorizar nas duas últimas sessões da semana passada. O dia foi marcado pelo facto de duas empresas – Compta e Vista-Alegre - terem visto as suas acções suspensas durante a sessão.

O principal índice nacional encerrou a cotar nos 8.254,78 pontos com nove títulos a valorizar, cinco a descer e seis inalterados.

A Energias de Portugal [edp] foi o título que mais impulsionou a bolsa nacional com uma subida de 0,39% para os 2,55 euros. A eléctrica valorizou uma sessão depois de ter anunciado que chegou a acordo para comprar a empresa de parques eólicos espanhola Nuon España, por 478 milhões de euros.

A Brisa [brisa] também contribuiu para a tendência do PSI-20 com ganhos de 0,58% para os 6,98 euros bem como a Media Capital que avançou 1,68% para os 7,25 euros. No sector «media», a Impresa também impulsionou com uma subida de 3,02% para os 5,12 euros, enquanto a Cofina avançou 0,32% para os 3,18 euros.

Os «media» portugueses acompanharam a tendência europeia cujo sector registava ganhos de mais de 1% depois dos operadores Vivendi Universal, TF1 e M6, proprietários das plataformas de televisão via satélite em França, terem anunciado no fim de semana que iniciaram negociações para um processo de fusão.

O Millennium bcp investimento reiniciou a cobertura das acções da Impresa com uma recomendação de «compra» e um preço-alvo de 2006 de 6,10 euros, que avalia a companhia liderada por Pinto Balsemão em 512 milhões de euros, um valor 48 milhões de euros superior à nova avaliação que o banco faz à Media Capital.

A Portugal Telecom (PT) [ptc] inverteu a tendência verificada durante a maior parte da sessão fechando com uma depreciação de 0,24% para os 8,17 euros enquanto a sua participada caiu 0,75% para os 9,45 euros. A WestLB manteve a sua recomendação de «neutral» para as acções da Portugal Telecom (PT) e o preço-alvo de 8,2 euros e salienta que o «rally» que o título registou recentemente chegou ao fim, noticiou a Reuters.

Fora do PSI-20, a Compta subiu 11,76% para os 1,90 euros. A empresa disparou 29,41% para os 2,20 euros, depois de ter estado suspensa em bolsa. A Compta negou a notícia de que haveria uma operação em desenvolvimento com vista a ser adquirida por Francisco Maria Balsemão e Rui Delgado, segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo noticiou na sexta-feira o «Semanário Económico», Armindo Monteiro e Francisco Maria Balsemão, filho de Pinto Balsemão, estariam a ultimar a aquisição da Compta.

As acções da Vista Alegre foram suspensas em bolsa desde as 13h48 até ao fecho da sessão depois da empresa ter anunciado que vai divulgar um facto relevante, segundo explicou ao Jornal de Negócios Online fonte oficial da Euronext Lisbon.

As acções foram suspensas como precaução para o caso de haver alguma fuga de informação antes de divulgado o comunicado de facto relevante, explicou a mesma fonte.

Os títulos, que chegaram a subir mais de 4,5% durante a sessão, cotavam nos 0,22 euros antes da suspensão das acções.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio