Notícia
BES e PT pressionam bolsa portuguesa (act.)
A Euronext Lisbon terminou o dia em queda de 0,24%, numa sessão pautada pela elevada volatilidade das acções. As quedas do BES e da PT foram determinantes para que o índice anulasse parte do ganho de 3% conseguido nas últimas duas sessões. As empresas ene
A Euronext Lisbon terminou o dia em queda de 0,24%, numa sessão pautada pela elevada volatilidade das acções. As quedas do BES e da PT foram determinantes para que o índice anulasse parte do ganho de 3% conseguido nas últimas duas sessões. As empresas energéticas evitaram perdas mais acentuadas.
O PSI-20 [PSI20] terminou a sessão a cotar nos 12.473,27 pontos, com nove acções em queda, dez a valorizarem e uma inalterada.
A sessão ficou marcada pelo constante sobe e desce das acções, num dia em que o índice nacional negociou ao sabor das notícias vindas do exterior.
Ao início do dia, o PSI-20 chegou a valorizar um máximo de 0,3% mas ao início da tarde o secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, veio dizer que não há soluções rápidas para a crise que se está a viver nos mercados de crédito.
Esta notícia voltou a colocar pressão nos mercados europeus e em Lisboa, o PSI-20 chegou a perder um máximo de 0,73%. Nas últimas duas sessões, o "benchmark" nacional tinha conseguido amealhar um ganho de 2,87%.
Quem mais pressionou a bolsa na sessão de hoje foi o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] que caiu 1,83% para os 15,60 euros.
Já os rivais Banco Comercial Português [BCP] e Banco BPI [BPIN] conseguiram acumular ganhos de 0,28% para os 3,53 euros e de 0,31% para os 6,47 euros, respectivamente.
A Portugal Telecom [PTC] também não evitou um deslize de 0,62% para os 9,69 euros, tal como a Sonaecom [SNC] que escorregou 0,49% para os 4,08 euros.
O dia acabou por ser bastante positivo para as empresas ligadas ao sector energético.
A Galp Energia [GALP] valorizou 1,28% para os 10,30 euros, a Energias de Portugal [EDP] somou 0,25% para os 3,96 euros e a Redes Energéticas Nacionais [RENE] avançou 0,81% até aos 3,74 euros.
A Portucel [PTCL] cresceu 1,07% para os 2,84 euros, depois do Millennium bcp investimento ter publicado uma lista onde a empresa de pasta e papel surge com um potencial de valorização superior a 30%.