Notícia
Sandra Maximiano: "há espaço para rever impostos sobre as comunicações"
A presidente da Anacom entende que a importância crescente das comunicações aproximam este serviço do conceito de bem essencial e por isso a taxa de IVA sobre o setor pode ser repensada.
Numa altura em que está em discussão a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, a presidente da Autoridade de Cpomunicações (Anacom) admite em entrevista ao Negócios e Antena 1 que faz sentido repensar o imposto cobrado às telecomunicações.
"Cada vez mais, as comunicações são um bem essencial. Fazem-nos tanta falta quanto outros consumos considerados essenciais. E enquanto bem essencial, há espaço para repensar os impostos afetos às comunicações. Não tenho qualquer dúvida sobre isso", afirma Sandra Maximiano, acrescentando que essa "é uma discussão política e penso que fará sentido trazê-la para a mesa, até mesmo para dinamizar ainda mais o setor das telecomunicações e a sua utilização para diversos fins na nossa vida, quer profissionais, quer lúdicos".
Sandra Maximiano sublinha, por outro lado, que não tem "qualquer dúvida que cada vez mais é um bem essencial. E daí também serem tão importantes aspetos como a resiliência das redes e da infraestrutura, exatamente porque a falha das telecomunicações é uma grande preocupação para todos. Temos de pensar nessa importância, para depois tomar qualquer decisão política a esse respeito, mas na qualidade onde estou não me compete esse ponto".