Notícia
Berkshire expande recompra de acções próprias
A Berkshire Hathaway Inc, empresa liderada por Warren Buffett, decidiu avançar para a compra de acções da sua própria empresa por considerar que estas estariam abaixo do seu real valor.
Este mecanismo permite que a empresa de Buffett pague até 120% do valor das acções, um novo limite, face ao anterior de 110%. A empresa de Buffett recomprou 9.200 acções de classe A pelo valor de 131 mil dólares (101 mil euros) cada.
A empresa pretende usar os 47,8 mil milhões de dólares acumulados no seu programa de recompra de acções, após quatro décadas de recusa desta mesma prática. “Eu e o Charlie somos a favor da recompra quando as seguintes condições se encontram: primeiro, a companhia tem fundos suficientes para lidar com as necessidades operacionais e de liquidez; segundo, as suas acções estão a ser vendidas com um desconto material em relação ao valor intrínseco do negócio, calculado de forma conservadora”, afirmou Warren Buffett numa carta enviada aos accionistas e citada pela Bloomberg.
O valor de mercado das acções era de 111.718 dólares cada, a 30 de Novembro. Esse valor aumentou 2,2% a 2 de Novembro, para 133.683 dólares. Estas acções de classe A podem ser convertidas em acções de classe B, tendo sido essa a maneira criada pela Berkshire Hathaway para manter o elevado preço da acções de classe A, que se traduzem numa maior liquidez para a empresa. As acções de classe B encontram-se, hoje, a valer 89,60 dólares, o que corresponde a 1/30 do valor das acções de classe A.