Notícia
BCP emite 500 milhões com juro inferior a 1,3%. Procura superou os mil milhões
O banco liderado por Miguel Maya realizou a primeira emissão de dívida sénior em sete anos, para se financiar em 500 milhões de euros. O juro foi fixado abaixo de 1,3%.
O BCP fechou esta sexta-feira uma emissão de dívida sénior com maturidade a seis anos, a primeira deste género realizada pela instituição desde 2014.
A oferta arrancou com um preço que apontava para uma taxa de juro em torno de 1,5%, mas este valor acabou por baixar ao longo da emissão, que captou um forte interesse.
De acordo com os dados da Bloomberg, que avança os detalhes da emissão, o initial Price talk (IPT), que corresponde à primeira taxa de juro oferecida pelo emitente, foi fixado em 180 pontos base acima da taxa mid swap do euro, mas acabou por baixar para 155 pontos, colocando a taxa de juro da emissão em 1,275%.
A procura superou os mil milhões de euros, mas o banco decidiu não aumentar a oferta, que fixou desde logo nos 500 milhões.
Esta é a primeira emissão de dívida sénior realizada pelo BCP desde 2014, altura em que o banco pagou 3,375% para se financiar em 500 milhões de euros numa emissão a três anos.
Em setembro de 2019, o banco liderado por Miguel Maya fechou uma emissão de dívida subordinada com uma maturidade a 10 anos e seis meses com uma taxa de juro de 3,875%.
Os bancos responsáveis pela operação são o Bank of America, Credit Agricole, Deutsche Bank, Credit Suisse e Millennium BCP.
(Notícia atualizada às 13h30)