Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos de investimento não conseguem vender dívida

A Goldman Sachs e o JP Morgan Chase são dois dos bancos de investimento norte-americanos que não conseguem vender um total de 11 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros) em dívida contraída por fundos de “private equity”.

17 de Julho de 2007 às 09:48
  • ...

A Goldman Sachs e o JP Morgan Chase são dois dos bancos de investimento norte-americanos que não conseguem vender um total de 11 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros) em dívida contraída por fundos de "private equity".

Os bancos tiveram de recorrer a capital próprio para financiar cerca de cinco operações no último mês, adianta a agência Bloomberg.

A estratégia de alavancagem de operações de compra de empresas (LBO – "leveraged buyout") está a sofrer um dos seus primeiros grandes contratempos. Estes negócios, que consistem na compra de empresas com base em capital emprestado por bancos de investimento, têm sido um dos grandes motores dos mercados accionistas, mas os bancos credores estão agora a sofrer as consequências do excesso de oferta de títulos de dívida no mercado.

Depois de financiar um LBO, um banco de investimento emite obrigações de alto-risco ("high yield") para financiar o empréstimo que concedeu. No entanto, este género de activos está menos atractivo e alguns dos  maiores bancos do mundo não conseguem colocar 11 mil milhões de dólares no mercado.

Os banqueiros estão, no entanto, a pagar pelo seu excesso de confiança pois, ainda este ano, afirmavam que o mercado teria apetite para comprar mais de 100 mil milhões de dólares em dívida. No entanto, como as "high yield" estão em queda, as suas perspectivas saíram goradas.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio