Notícia
Banco de Inglaterra mantém juros e alerta para riscos do Brexit nos mercados globais
O Comité de Política Monetária alerta para o risco de queda acentuada da libra e para o impacto nos mercados globais.
O Banco de Inglaterra manteve a taxa de juro em 0,5% mas alertou para os riscos de o referendo de 23 de Junho resultar numa saída do Reino Unido da União Europeia. A entidade liderada por Mark Carney assegurou que após o resultado do referendo "tomará todas as medidas necessárias para assegurar que as expectativas de inflação continuem bem ancoradas".
O Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra considera "que o resultado do referendo continua a ser o maior risco imediato para os mercados financeiros do Reino Unido e possivelmente também para os mercados financeiros globais". O banco central adverte que "as evidências do recente comportamento do mercado cambial aparenta ser cada vez mais provável que, caso o Reino Unido vote pela saída da União Europeia, a taxa de câmbio da libra cairá mais, talvez de forma significativa".
A juntar a isso, a entidade liderada por Mark Carney, observa que "as taxas de juro de curto prazo no Reino Unido e as medidas de custos de financiamento dos bancos do Reino Unido aparentam ter sido significativamente influenciadas pelas sondagens de opinião sobre o referendo".
(Notícia actualizada às 12:23)