Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os investidores vão estar atentos à emissão de dívida e à leitura da inflação em Portugal. Nos EUA, continua a saga das tarifas e Powell regressa ao Congresso, pouco depois de serem também conhecidos os dados dos preços norte-americanos, enquanto prossegue a temporada de resultados.

  • ...
Portugal regressa ao mercado de dívida 

Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza um leilão triplo de obrigações do Tesouro a 9, 17 e 27 anos, com um montante indicativo global entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros. Segundo o programa para este ano, as necessidades de financiamento líquidas do país serão de 18 mil milhões de euros.

Leitura final dos preços nacionais de janeiro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os números finais do índice de preços no consumidor relativo a janeiro. A estimativa rápida aponta para que a inflação tenha diminuído de 3% (em dezembro) para 2,5%. A diminuição é explicada, em parte, pelo efeito de base associado ao fim do IVA Zero num conjunto de bens alimentares essenciais e ao aumento de preços da eletricidade em 2024. 

Powell volta ao Congresso com inflação e tarifas em foco

O presidente da Reserva Federal dos EUA regressa ao Congresso para o segundo dia de testemunhos no âmbito da apresentação do relatório semestral do banco central. Depois de Jerome Powell ter dito na terça-feira que a Fed "não tem pressa em cortar as taxas de juro", os investidores estarão atentos à nova intervenção, sobretudo porque é feita pouco tempo depois de se conhecerem os dados da inflação dos EUA de janeiro. Os investidores também poderão reagir às palavras de Peter Navarro, conselheiro para o Comércio de Trump, que diz que as chamadas "tarifas recíprocas" afinal não deverão ser anunciadas esta semana, como tinha prometido o Presidente dos EUA. 

Relatório da OPEP e reservas dos EUA

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai publicar o seu relatório mensal, onde divulga as previsões para a procura da matéria-prima. Por seu lado, a Administração de Informação em Energia (que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os níveis dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina, relativos à semana passada.             

"Earnings season" prossegue 

As cotadas internacionais continuam a apresentar as contas trimestrais e anuais em ambos os lados do Atlântico. Esta quarta-feira, entre os principais nomes, será a vez da retalhista europeia Ahold Delhaize e da tecnológica norte-americana Cisco Systems. Na quinta-feira, arranca a temporada de resultados nacional, com a Navigator.      

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio