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Linha violeta do metro de Lisboa volta a concurso nas próximas semanas

Miguel Pinto Luz assegurou que o metro ligeiro entre Loures e Odivelas é um dos projetos que saíram do PRR mas que serão lançados com outras fontes de financiamento.

O Metro de Lisboa prevê que as receitas tarifárias sejam de 83,7 milhões este ano.
Miguel Baltazar
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O ministro das Infraestruturas e da Habitação garantiu esta quarta-feira no Parlamento que o metro ligeiro de superfície entre Loures e Odivelas, conhecido como linha violeta do Metro de Lisboa, "irá a concurso nas próximas semanas".

Miguel Pinto Luz usou este exemplo para garantir aos deputados que os projetos que saíram do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) serão feitos com outras fontes de financiamento, seja Orçamento do Estado,  Fundo Ambiental ou fundos comunitários para 2030.

O primeiro concurso para a linha violeta acabou por ficar deserto, depois das propostas apresentadas pela Zagope e pelo consórcio da Mota-Engil terem sido acima do preço-base que era de 450 milhões de euros.

No total a construção da nova linha tinha previsto um investimento total de 527,3 milhões de euros, com 390 milhões de euros provenientes do PRR, na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões do Orçamento do Estado. Inicialmente, este metro de superfície entre Loures e Odivelas tinha um investimento estimado de 250 milhões de euros, mas foi necessário incluir viadutos e 3,3 quilómetros de via em túnel, assim como as obras de reordenamento urbano nos dois concelhos e os custos com expropriações. Inicialmente previa-se a sua conclusão para dezembro de 2025,

A linha Violeta contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 quilómetros de extensão.

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