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Governo reforça financiamento da linha violeta do metro com 150 milhões
O projeto para o metro de superfície entre Loures e Odivelas, que foi retirado do PRR, terá agora como fontes de financiamento o BEI, o Orçamento de Estado e o Fundo Ambiental. A linha violeta estará concluída em 2029.
O Governo aprovou esta segunda-feira um acréscimo de 150 milhões de euros ao custo total do investimento no metro de superfície entre Loures e Odivelas, também designado por linha violeta, permitindo assim o aumento de cerca de 28% do valor da empreitada.
O investimento total inicialmente previsto para a linha violeta era de 527,3 milhões de euros, dos quais 390 milhões de euros seriam provenientes do PRR, na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado. No entanto, devido ao atraso provocado pelo facto de o primeiro concurso ter ficado deserto o projeto foi retirado do PRR.
O primeiro concurso para a construção desta linha teve como preço-base 450 milhões de euros, não tendo nem o consórcio da Mota-Engil nem a Zagope conseguido encaixar no preço, tendo-o excedido em média em 46%, o que resultou na sua exclusão.
Agora, além do aumento do valor global do investimento, o Executivo autorizou ainda a extensão do prazo de conclusão para 2029 e a abertura a novas fontes de financiamento nacionais e europeias.
"A atualização de preços ocorrida entre a conclusão do estudo e o momento do novo procedimento de contratação pública da empreitada levou o Governo a aprovar, através de uma nova Resolução do Conselho de Ministros, um acréscimo de 150 milhões de euros ao valor total do projeto", refere agora o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
"A importância da realização desta obra – e sendo um desígnio deste Governo trazer mais pessoas para os transportes públicos – leva ainda a que a substituição do PRR passe pelo recurso ao BEI e pelo reforço da componente nacional do financiamento, através do Orçamento de Estado e do Fundo Ambiental", diz ainda.
A linha violeta terá 11,5 quilómetros de extensão e um total de 17 estações. No concelho de Loures serão construídas 9 estações que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de cerca de 6,4 quilómetros.
Já o concelho de Odivelas será contemplado com 8 estações que servirão as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de cerca de 5,1 quilómetros. As estações terão diferentes tipologias, sendo 12 de superfície, 3 subterrâneas e 2 em trincheira.