Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira ações da REN e da Semapa deixam de conferir direito ao dividendo que começará a ser pago a partir de 11 de maio. Ficará também a conhecer-se a taxa de desemprego de abril nos EUA.

07 de Maio de 2021 às 07:30
  • ...
REN e Semapa descontam dividendo

A época de dividendos da bolsa nacional prossegue, com a REN e a Semapa a descontarem hoje a remuneração aos acionistas que será paga a partir de dia 11. A REN, que distribuirá um dividendo de 0,171 euros por ação, tem mantido a remuneração estável (não mexe há oito anos), permitindo que o "dividend yield" se situe sempre na casa dos 7%. A empresa argumenta que a sua política de dividendos "estável e atraente" é "sustentável", mas será discutida na revisão estratégica que tem lugar este ano. Já a Semapa, apesar de estar a ser alvo de uma OPA por parte do seu maior acionista (a "holding" da família Queiroz Pereira), manteve a política de pagar dividendos. Aos 0,512 euros por ação que vai distribuir corresponde um aumento de 310%, que coloca o dividendo da "holding" no mesmo nível de 2019. Apesar de a empresa não entregar nem metade dos lucros aos acionistas, o "dividend yield" é superior a 4%.

CTT e Corticeira reagem às contas

Os CTT encerraram o primeiro trimestre com um resultado líquido de 8,7 milhões de euros, um valor 136,3% acima do registado no mesmo período do ano passado, quando a empresa teve lucros de 3,7 milhões de euros. Em queda continuam as receitas, que recuaram 1,5% face ao período homólogo para 107,8 milhões de euros. Já os lucros da Corticeira desceram 20% para 16 milhões de euros, com as vendas a caírem 2% para 199,6 milhões. A empresa conseguiu reduzir a dívida remunerada líquida para 75,6 milhões, o que traduz uma queda homóloga de 76,7 milhões. As contas de ambas as empresas foram divulgadas ontem, depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações estarão a reagir na sessão de hoje.

EUA publicam dados do emprego

As autoridades norte-americanas publicam hoje os dados do mercado laboral de abril. Será divulgada a taxa de desemprego e a evolução dos salários, com novas pistas sobre o ritmo e direção da retoma do mercado de trabalho nos EUA. O consenso do mercado espera que abril tenha sido mais um mês forte em novos empregos. Alguns economistas preveem que os empregadores tenham contratado pelo menos mais um milhão de pessoas, o que, a verificar-se, colocará o mercado de trabalho mais perto dos seus níveis pré-pandémicos. Na Europa, destaque para os números da balança comercial de março em França e na Alemanha.

Moody’s pronuncia-se sobre Itália

A agência de notação financeira Moody’s tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de rating para Itália e Dinamarca. Já a Fitch poderá pronunciar-se sobre a qualidade da dívida de Áustria e França.

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio