Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira as atenções vão continuar centradas no desempenho do petróleo, na evolução do coronavírus, nas eventuais medidas de estímulo por parte de governos de todo o mundo e no reflexo que tudo isto terá nos mercados.

10 de Março de 2020 às 07:30
  • ...
Descalabro nas bolsas mundiais e no petróleo

A sessão de segunda-feira foi imprópria para cardíacos nos mercados de todo o mundo, num dia em que as bolsas afundaram arrastadas pela crise petrolífera desencadeada pelos sauditas – que atirou o "ouro negro" para a pior jornada desde a guerra do Golfo, em 1991.

 

Esta manhã, António Costa reúne-se com sete ministros, em Lisboa, tendo como pano de fundo a resposta ao surto do Covid-19. À tarde participará no Conselho Europeu por videoconferência.

 

Já o presidente dos EUA dará hoje uma conferência de imprensa para falar sobre medidas económicas. Na segunda-feira à noite, Donald Trump estava em reunião na Casa Branca a analisar possíveis medidas de estímulo da economia, o que deu algum impulso ao petróleo e aos índices de Wall Street na negociação fora de horas dos seus contratos de futuros.

 

Corticeira reage às contas de 2019

A empresa liderada por António Rios Amorim fechou o ano de 2019 com lucros de 75 milhões de euros, o que representou uma descida de 3,2% face ao ano anterior. Os resultados foram reportados ontem, depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as cotações estarão a reagir na sessão desta terça-feira.

 

A Corticeira Amorim considera que o novo coronavírus poderá penalizar o consumo e, dessa forma, o seu negócio, mas não avançou com valores para este impacto.

 

EDP, Cofina e BCP no radar

A EDP e a Cofina poderão estar a evoluir hoje ao sabor de novos dados e desenvolvimentos. A elétrica liderada por António Mexia anunciou ontem ter acordado vender mais uma parcela do défice tarifário. Em causa estão 825 milhões de euros.

 

Já nos media, destaque para o facto de terminar hoje o período de exercício dos direitos de subscrição de novas ações da Cofina, no âmbito do aumento de capital para a compra da Media Capital.

 

O BCP, que ontem afundou 15,18% para 0,1201 euros, cotação que representou um novo mínimo histórico, poderá estar a capitalizar a notícia de que o seu "chairman", Nuno Amado, comprou meio milhão de ações do banco.

 

Apple em foco pela negativa

A Apple afundou ontem 7,91%, para 266,17 dólares, não só pressionada sangria deste arranque de semana nas bolsas mas também pelo anúncio de que vendeu menos de meio milhão de iPhones na China em fevereiro devido à epidemia de coronavírus.

 

No mesmo mês do ano passado, a empresa da maçã liderada por Tim Cook vendeu 1,27 milhões de iPhones à segunda maior economia do mundo.

 

Como está a atividade na Europa?

Da Zona Euro teremos os dados finais da evolução económica (PIB) da Zona Euro, que deverão confirmar o crescimento ligeiro de 0,1% no quarto trimestre do ano passado, bem como os números do emprego nos últimos três meses de 2019.

 

Ainda na Europa serão divulgados os dados da produção industrial de França e Itália no mês de janeiro.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio