Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
A Ibersol é a única das 18 cotadas do PSI-20 que ainda não reportou os seus números dos primeiros seis meses do ano, mas irá fazê-lo hoje depois do fecho da bolsa.
A empresa que gere cadeias de restauração como a KFC e a Pizza Hut vai divulgar esta quinta-feira, após o fecho da bolsa, os resultados do primeiro semestre deste ano – e encerra assim a ronda de apresentação dos resultados do primeiro semestre das empresas do PSI-20.
No primeiro trimestre deste ano, os lucros da Ibersol caíram 43% para dois milhões de euros.
Lordes debatem travão a Brexit sem acordo
Os deputados da Câmara dos Comuns aprovaram ontem um travão à saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. Boris Johnson reagiu de imediato, apresentando uma moção para marcar eleições antecipadas para 15 de outubro – mas a oposição chumbou esta possibilidade.
Com a aprovação de quarta-feira, agora a câmara alta do parlamento – Câmara dos Lordes – terá também de se pronunciar e começa já hoje. Se houver muita oposição nos lordes, o debate poderá prolongar-se pelo fim de semana. Se o texto for aprovado tal e qual como sair da Câmara dos Comuns, segue para a rainha; se for aprovado com emendas propostas pelos lordes, ainda tem de regressar à câmara baixa do parlamento.
Depois da necessária luz verde por parte das duas câmaras do parlamento seguirá então para a rainha para promulgação – o que terá de acontecer até segunda-feira que vem, já que o parlamento irá ser suspenso algures entre o dia 9 e o dia 12.
Apple financia-se em 7 mil milhões na primeira emissão de dívida desde 2017
A Apple planeia realizar uma emissão de dívida no valor de 7 mil milhões de dólares, através de cinco leilões com maturidades que vão dos três aos 30 anos, revelou ontem a Bloomberg citando um prospeto que a tecnológica liderada por Tim Cook entregou no regulador do mercado de capitais (SEC).
A dona do iPhone quer então vender um total de 7 mil milhões de dólares de dívida, distribuídos por obrigações com várias maturidades e, consequentemente, com vários custos associados. A última vez que a empresa da maçã emitiu dívida foi em novembro de 2017, tendo-se também financiado em 7 mil milhões de dólares.
Novos dados económicos em destaque
Nesta quinta-feira teremos novos indicadores económicos um pouco por todo o mundo. Na Europa, o destaque vai para as encomendas à indústria em julho na Alemanha, e também para os dados do PIB na Suíça.
Nos Estados Unidos serão divulgados os números dos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada, bem como os dados das encomendas de bens duradouros e encomendas às fábricas, e ainda os dados do emprego no setor privado durante o mês de agosto.
Inventários de crude em foco nos EUA
A Administração de Informação em Energia (IEA, na sigla original, que está sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga os dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.
Na sessão de ontem, os preços do "outo negro" ganharam terreno nos principais mercados internacionais, à conta de uma estimativa da Bloomberg que aponta para uma terceira queda semanal consecutiva das reservas norte-americanas de crude.