Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira há mais quatro cotadas do PSI-20 a divulgarem os seus resultados do primeiro semestre. Outras cinco reagem aos números apresentados ontem.

26 de Julho de 2019 às 07:30
  • ...
Quarteto de resultados no PSI-20

É mais um dia com muitos resultados por cá. A Semapa, Pharol, Sonaecom e Sonae Capital reportam os seus números após o fecho da bolsa nacional.

 

Esta semana foi bastante recheada em matéria de apresentação de contas das empresas do PSI-20, tendo 13 resultados sido divulgados.

 

Mão cheia de cotadas a reagir às contas

A REN, Jerónimo Martins, CTT, EDP e Novabase divulgaram ontem as contas semestrais, após o fecho da sessão bolsista, pelo que estarão a reagir hoje aos resultados apresentados.

 

O lucro da EDP aumentou 7% para 405 milhões de euros, sustentado pela atividade internacional – a atividade em Portugal voltou a fechar no vermelho "penalizada pelo contexto regulatório e fiscal adverso". Já os CTT tiveram um aumento de 21% dos lucros, para 9 milhões de euros, e reviram o investimento em baixa.

 

Por seu lado, as contas da REN revelaram uma quebra de 3,3% nos lucros, para 51,1 milhões, impactadas por uma menor taxa de remuneração dos ativos. No retalho alimentar, a Jerónimo Martins reportou um resultado líquido de 181 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um valor acima do antecipado pelos analistas – estimavam uma quebra homóloga de 6% - e que representa uma subida de 0,7% face ao mesmo período do ano passado.

 

Quanto à Novabase, registou 1,6 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, o que correspondeu uma subida de 16%, com as receitas a crescerem 8% impulsionadas pelo mercado português. A Novabase anunciou ainda que pretende mudar a política de dividendos e irá propor aos acionistas a distribuição de um dividendo extraordinário de 0,5 euros este ano. Prevê também uma redução e posterior aumento de capital. A empresa estima que o dividendo médio anual seja de 1,5 euros entre 2019 e 2023.

 

Corticeira compra 50% de empresa checa de vedantes de vidro

A Corticeira Amorim anunciou ontem que chegou a acordo para comprar 50% do capital da Vinolok, uma companhia sediada na República Checa que produz vedantes de vidro.

 

Esta aquisição vai permitir uma "associação histórica da cortiça e do vidro", salientou a empresa portuguesa.

 

Amazon e Alphabet digerem números trimestrais

A Amazon e a Alphabet (casa-mãe da Google) apresentaram ontem as suas contas do segundo trimestre, já depois do fecho da sessão em Wall Street, pelo que estarão a reagir esta sexta-feira aos números divulgados.

 

No "after hours" de Wall Street, os investidores mostraram ter gostado dos resultados da Alphabet, mas ficaram desiludidos com o "guidance" da Amazon para o trimestre em curso.

 

No dia de hoje, do outro lado do Atlântico teremos o Twitter a confessar-se ao mercado

 

PIB dos Estados Unidos em foco

Na divulgação de dados económicos, o destaque hoje vai para os dados do PIB dos Estados Unidos no segundo trimestre. A economia norte-americana deverá ter desacelerado para 1,8%, o rimto mais lento desde 2016.

 

Ainda do outro lado do Atlântico, a Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Ontem as cotações do "ouro negro" ganharam terreno nos principais mercados internacionais, impulsionadas pela queda das reservas norte-americanas de petróleo na semana passada.

 

Na Europa, o destaque vai para os dados da confiança dos consumidores e dos empresários, no mês de julho.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio