Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira, o petróleo vai continuar a chamar a atenção dos investidores, uma vez que em Londres está a negociar em máximos de praticamente quatro anos.

  • ...
Petróleo acima dos 80 dólares em Londres

Os preços do petróleo estão em máximos de Novembro de 2014 no mercado londrino. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência às importações portuguesas, transaccionou ontem acima dos 80 dólares por barril, animado pela perspectiva de uma menor oferta no mercado devido à sanções impostas ao Irão pelos EUA.

 

Para alguns analistas, a cotação do Brent pode mesmo alcançar os 100 dólares por barril até ao próximo ano.


 

… e euro em máximos de três meses

A divisa europeia continua a ganhar terreno face à nota verde, tendo ontem valorizado à boleia das palavras de Mario Draghi sobre a economia europeia. Ao final do dia o euro seguia a somar 0,21% para os 1,1774 dólares, atingindo um máximo de três meses. 

 

O facto de a Reserva Federal norte-americana poder subir os juros já esta semana, o que constituiria o terceiro aumento deste ano, foi um factor de pressão para o dólar, o que também ajudou à valorização do euro.


 

Trump pede sanções para o Irão na ONU

Donald Trump, presidente em exercício este mês do Conselho de Segurança das Nações Unidas, organiza uma reunião de chefes de Estado e de governo sobre o Irão.

 

O presidente dos EUA deverá usar esta reunião para voltar a acusar o país de violar a lei internacional, pedindo a implementação de sanções ao nível da ONU, depois de Washington já ter reposto as suas próprias sanções a Teerão.


 

Wall Street atenta a Rosenstein: sai ou fica?

As bolsas norte-americanas encerraram em baixa na sessão de ontem, pressionadas sobretudo pela entrada em vigor das tarifas alfandegárias entre os EUA e a China, o que afectou especialmente os títulos industriais. Também a dúvida em relação à demissão ou não do procurador-geral Rod Rosenstein ajudou à instabilidade, podendo a situação manter-se no dia de hoje.

 

O website Axios reportou que o procurador-geral Rod Rosenstein – que está a monitorizar a investigação especial ao papel da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016 – se tinha demitido. Uma fonte disse entretanto à Reuters que Rosenstein não se tinha demitido, ao passo que uma porta-voz da Casa Branca afirmou que o procurador-geral irá reunir-se com o presidente Donald Trump na quinta-feira.


 

Dia repleto de eventos em torno do comércio

Esta terça-feira é marcada por eventos de importância um pouco por todo o mundo. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vai encontrar-se em Nova Iorque com o presidente dos EUA, Donald Trump, para falarem sobre relações comerciais. Trump também confirmou reuniões bilaterais com os líderes da Coreia do Sul, Egipto, França, Israel e Reino Unido – mas com datas e horas ainda por determinar.

 

Além disso, a comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, vai encontrar-se com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e com o ministro japonês da Economia, Hiroshige Seko, em Nova Iorque, para debaterem a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

Na Europa, a chanceler alemã Angela Merkel discursa em Berlim, numa conferência da principal federação de empregadores na indústria do país (Federação das Indústrias Alemãs – BDI), ao passo que o governador do banco central norueguês, Oystein Olsen, será orador num evento da Norwegian Business School em Oslo.

 

Ver comentários
Saber mais Robert Lighthizer Shinzo Abe BDI Irão Oslo Wall Street Mar do Norte Mario Draghi Hiroshige Seko Reserva Federal Cecilia Malmstrom Rod Rosenstein Conselho de Segurança das Nações Unidas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio