Notícia
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira termina o período de subscrição de novas acções para ir ao aumento de capital da REN. Além disso, o Banco de Portugal divulga o relatório de estabilidade financeira e o IGCP procede a uma operação de troca de dívida.
Esta quarta-feira termina o período de subscrição das novas acções da REN, que arrancou a 23 de Novembro. Estas novas acções deverão ser admitidas à negociação a 13 de Dezembro. Os direitos de subscrição do aumento de capital da empresa terminaram a sua negociação em bolsa na passada sexta-feira, 1 de Dezembro.
A cotada liderada por Rodrigo Costa realizou um aumento de capital de 250 milhões de euros através da emissão de 133.191.262 novas acções. O encaixe da operação servirá para financiar metade do valor que a empresa gastou na aquisição da actividade de distribuição de gás natural da EDP (Portgas).
No prospecto da operação, a REN já tinha anunciado que três dos seus accionistas - State Grid, Red Eléctrica e Fidelidade, com participações conjuntas de 35% - iriam participar na operação. Mesmo retirando estes accionistas da análise, constata-se que a participação no aumento de capital é forte.
S&P sobe "outlook" do BCP para "positivo"
A Standard & Poor’s reiterou o "rating" que atribui a três bancos portugueses – BCP, BPI e Haitong – tendo optado por melhorar o "outlook" (ou perspectiva) do banco liderado por Nuno Amado, de "estável" para "positivo". Com esta alteração a S&P sinalizou que pode elevar o "rating" do BCP ao longo dos próximos 12 a 18 meses, caso se materializem os cenários que agora antecipa. Actualmente a notação financeira do maior banco privado português está em "BB-", o que corresponde ao terceiro nível de lixo.
O "rating" do Haitong também foi reiterado em "BB-", com "outlook" "negativo". Já a notação financeira do BPI foi reiterada em "BBB-", o que corresponde ao primeiro nível acima de lixo. O "outlook" é estável.
Relatório de estabilidade financeira em foco
Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de custos de construção de habitação nova e e o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, em Outubro.
Ainda por cá, o Banco de Portugal publica o Relatório de Estabilidade Financeira.
No resto da Europa, destaque para os dados sobre as encomendas à indústria na Alemanha, em Outubro.
Nos EUA, teremos o relatório da ADP sobre a criação de postos de trabalho em Novembro [anterior: 235 mil; estimativa: 175 mil].
IGCP vai ao mercado trocar dívida
A agência que faz a gestão da dívida nacional vai realizar uma operação de troca de dívida. Em causa estão obrigações com maturidade em 2019 e 2020 que serão trocadas por dívida que vence em 2022 e 2027, revelou ontem o IGCP.
Com esta operação, o Tesouro nacional alarga assim a maturidade da dívida. E, deverá também, reduzir os juros associados.
Petróleo e gás em destaque nos EUA e na China
A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) apresenta os dados relativos aos inventários de crude na semana passada nos Estados Unidos.
Ainda na área da energia, decorre hoje a Cimeira de Gás de Xisto da China, em Chengdu, bem como a Conferência Anual Chinesa da Indústria Petrolífera Internacional, que tem lugar em Guangdong até dia 8.