Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS e Bloco apresentam proposta sobre Euribor negativa

A proposta foi apresentada, esta quinta-feira, no Parlamento. Será votada, na próxima semana, na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Miguel Baltazar/Negócios
22 de Março de 2018 às 15:45
  • 1
  • ...

O PS anunciou, esta quinta-feira, ter chegado a acordo com o Bloco de Esquerda para que os clientes de bancos sejam beneficiados com um crédito de juros relativo à totalidade do período em que a Euribor seja negativa, revela a Lusa.

 

Em conferência de imprensa, o porta-voz do PS, João Galamba, referiu que o texto final será votado na próxima semana em Comissão de Orçamento e Finanças e advertiu que a legislação não terá efeitos retroactivos após entrar em vigor.

 

Em relação ao acordo alcançado com o Bloco de Esquerda - a força política que apresentou um projecto para obrigar a banca a reflectir junto dos clientes a Euribor negativa dos empréstimos à habitação -, João Galamba defendeu que se conseguiu agora "uma solução equilibrada, simultaneamente preservando a estabilidade da banca em matéria de rácios de solvabilidade e a salvaguarda dos direitos dos clientes".

 

Se o diploma for aprovado pelo parlamento, cria-se um crédito de juros do cliente bancário, que será abatido apenas quando os juros subirem e passarem a ter um valor positivo. Desta forma, os bancos não terão agora de pagar uma pequena parte dos empréstimos.

 

"Esta solução não expõe os bancos a uma perda imediata, mas garante que, quando os juros subirem - e os bancos já tiverem um juro positivo a cobrar -, o crédito anteriormente constituído abate a esse juro", sustentou o porta-voz dos socialistas.

 
João Galamba defendeu depois que a solução consensualizada com o Bloco de Esquerda "não ignora os desafios da estabilidade financeira, mas também não ignora os direitos dos clientes bancários, que assinaram um contrato e que estiveram expostos à subida da Euribor quando esteve elevada.

"Os contratos valem para os dois lados. Portanto, também têm de estar expostos positivamente quando a Euribor varia para baixo", frisou o porta-voz do PS.

João Galamba disse ainda que se verificou que nem todos os bancos estavam a cumprir a recomendação do Banco de Portugal no sentido de refletirem integralmente a descida da Euribor.

"Portanto, o legislador interveio e agora queremos consagrar em lei aquilo que estava na proposta do Bloco de Esquerda", acrescentou.

Ver comentários
Saber mais crédito Euribor negativa habitação PS Bloco de Esquerda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio