Notícia
Nunca os bancos emprestaram tão pouco às empresas num trimestre
Os bancos mantêm a torneira do crédito fechada para as empresas. O primeiro trimestre foi o pior de sempre em termos de novo financiamento para este destino.
Ao contrário do que tem acontecido com as famílias, a concessão de novo crédito para as empresas permanece em níveis muito deprimidos. Os empréstimos destinados a este sector até registaram uma forte recuperação no último mês do primeiro trimestre, mas essa evolução foi insuficiente que evitar que o crédito às empresas permanecesse no valor mais baixo de sempre.
As instituições financeiras portuguesas financiaram 6.687 em crédito para as empresas no primeiro trimestre de 2017, o valor mais baixo desde que o Banco de Portugal começou a recolher estes dados, em 2003. O financiamento destinado às empresas tem vindo a baixar, com os bancos a fecharem a torneira do novo crédito para este segmento.
Apesar de em termos acumulados este ter sido o pior trimestre de sempre, considerando valores mensais, Fevereiro registou um balanço mais negativo que Março em termos de novo crédito.
O financiamento aumentou, em Março, quer para as empresas de menor dimensão, quer para as grandes companhias. As novas operações até um milhão de euros subiram de 1.223 milhões de euros para 1.558 milhões. Já as operações para montantes superiores a um milhão de euros duplicaram. Atingiram 1.033 milhões de euros, face aos 608 milhões financiados um mês antes.