Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empréstimos concedidos à economia baixam em Abril

Os empréstimos concedidos pela banca às empresas e às famílias apresentaram uma taxa de variação homóloga negativa em Abril, segundo o Banco de Portugal.

Reuters
30 de Maio de 2017 às 12:22
  • ...

O montante financiado pelas instituições financeiras nacionais à economia nacional registou um abrandamento em Abril, com a taxa de variação dos empréstimos concedidos às empresas e às famílias a recuar em termos mensais e homólogos. Em relação ao crédito vencido, a taxa de incumprimento do tecido empresarial permanece acima de 15%.


"Em Abril de 2017, a taxa de variação anual (tva) dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -2,8%, o que representa um decréscimo de 0,1 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês anterior", refere uma nota do Banco de Portugal. De acordo com o mesmo documento, "os empréstimos às empresas privadas exportadoras apresentaram uma tva de -0,4%, reflectindo um decréscimo de 0,6 p.p. face a Março".


Nas famílias a tendência foi semelhante, com os empréstimos direccionados para o sector privado a apresentarem uma taxa de variação homóloga negativa de 1,1%, ainda que tenham registado uma variação positiva de 0,1 pontos percentuais face a Março.


"Esta variação também se verificou nos segmentos da habitação e do consumo e outros fins com as correspondentes tva a apresentarem valores de -2,3% e 4,4%, respectivamente".


Ao contrário do que acontece com as empresas, onde a concessão de novo crédito está em mínimos, os bancos nacionais têm vindo a aumentar a concessão de crédito às famílias nos últimos meses. No entanto, o aumento do novo crédito não tem sido suficiente para compensar o efeito das Euribor negativas, que continuam a determinar a descida do "stock" de crédito.


Empresas mais incumpridoras


Já em relação à taxa de incumprimento, as empresas continuam a apresentar um rácio de crédito vencido bastante elevado, acima de 15%. "O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras situou-se em 15,4%, diminuindo 0,1 p.p. em relação ao mês anterior. A percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,3 p.p., situando-se em 27,2%", refere a mesma fonte.


Nas famílias, o rácio de crédito vencido manteve-se inalterado face a Março, situando-se em 4,7%. Já a percentagem de devedores do sector das famílias com crédito vencido aumentou 0,1 p.p. em relação a Março, fixando-se em 13,3%.

Ver comentários
Saber mais crédito Banco de Portugal financiamento BPstat empresas famílias crédito à habitação incumprimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio