Notícia
Crédito ao consumo recupera para máximos de Maio
As novas operações de crédito ao consumo cresceram, em Outubro, 15% em relação ao mês anterior.
Depois de ter contraído para mínimos de um ano em Setembro, o crédito ao consumo voltou a acelerar em Outubro. As novas operações ascenderam a 638,9 milhões de euros, o valor mais elevado desde Maio deste ano, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 17 de Dezembro, pelo Banco de Portugal.
As novas operações de crédito ao consumo voltam, assim, a aumentar. Face aos 556 milhões de euros financiados em Setembro, a subida é de cerca de 15%, num mês em que o crédito aumentou em praticamente todos os segmentos, revelam os números divulgados pelo Banco de Portugal.
No segmento do crédito automóvel, as novas operações totalizaram 262,4 milhões de euros, em Outubro, o que representa um crescimento de 16,3% face a Setembro. Na modalidade com reserva de propriedade e outros para a compra de carros usados, a mais expressiva no financiamento para a compra de carro, foram financiados 163,8 milhões de euros em novos créditos.
O montante emprestado para cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto também registou uma subida significativa. Cresceu 16,4% para 98,4 milhões de euros.
Já na modalidade de créditos pessoais sem finalidade específica, as novas operações registaram um aumento de 14% para 267,6 milhões de euros, face a Setembro, enquanto o crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos foi o único a cair face a Setembro. As novas operações recuaram 8,6% para 10,5 milhões de euros.