Notícia
Concessão de crédito para comprar casa abranda em Outubro
A concessão de novo crédito para comprar casa baixou em Outubro, face ao mês anterior. Ainda assim, no acumulado do ano, o financiamento para a compra de casa segue em máximos de seis anos.
As instituições financeiras diminuíram o ritmo de financiamento para a compra de casa em Outubro, com a concessão de novo crédito à habitação a cair para 456 milhões de euros, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 13 de Dezembro, pelo Banco de Portugal. Mas, não foi apenas na habitação que abrandou o ritmo de concessão de crédito às famílias portuguesas. O novo crédito baixou em todas as categorias.
As novas operações de crédito à habitação atingiu 456 milhões de euros, em Outubro, um montante inferior aos 512 registados um mês antes. Este abrandamento surge depois de esta rubrica ter recuperado em Setembro, após dois meses de desaceleração na concessão de crédito para comprar casa durante as férias do Verão.
Apesar deste abrandamento, 2016 está a ser um ano forte em termos de concessão de crédito à habitação. No acumulado do ano já foram financiados mais de 4.556 milhões de euros para a compra de casa, máximos de seis anos.
No crédito ao consumo foram concedidos 323 milhões de euros, em Outubro, menos cinco milhões que no mês anterior. Já no crédito para outros fins, as instituições financeiras emprestaram 138 milhões de euros, um valor inferior aos 154 milhões registados em Setembro.