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BdP: Banco CTT é o mais reclamado nos contratos de crédito à habitação

Em 2022 houve em média 117 reclamações por cada 100 mil contratos de crédito à habitação, informou o Banco de Portugal. O banco CTT lidera as queixas no crédito à habitação, a FCA Capital no crédito ao consumo e o AtivoBank nas contas de depósitos à ordem.

Os juros dos depósitos caíram pelo segundo mês consecutivo, tendo atingido       os 0,05% em setembro, segundo dados do Banco de Portugal.
Tiago Sousa Dias
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O Banco CTT registou o maior número de reclamações nos contratos de crédito à habitação e hipotecário em 2022. Foram 6,36 reclamações por mil contratos de crédito à habitação, revelou o Relatório de Supervisão Comportamental divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Em segundo lugar está o Abanca, com 1,98 reclamações por mil contratos de crédito para habitação, e em terceiro o Montepio com 1,37 reclamações por mil contratos. A média do BdP foi de 117 reclamações por cada 100 mil contas de depósito.

Na lista encontram-se ainda as cinco maiores instituições bancárias a operar em Portugal, como o Novo Banco (1,27), Caixa Geral de Depósitos (1,26), BPI (1,08), Santander Totta (1,05) e BCP (1,02).

Estes bancos "tiveram, em média, mais do que uma reclamação por trimestre em 2022", indica ainda o supervisor nacional.

No caso do crédito ao consumo, o pódio é liderado pela FCA Capital, com 4,79 reclamações por mil contratos de crédito ao consumidor, seguido pelo RCI Banque (1,99) e o Santander Consumer Finance (1,84), sendo que a média do sistema é de 48 reclamações por cada 100 mil contratos de crédito aos consumidores.

Já nas contas dos depósitos à ordem, a lista é encabeçada pelo AtivoBank, do BCP, que registou o maior número de reclamações em 2022, de 0,73 reclamações por mil contas de depósitos. Em segundo lugar está o Abanca, com 0,62 reclamações por mil contas, e em terceiro o Banco CTT com 0,55 reclamações por mil contas.

A média do BdP foi de 35 reclamações por cada 100 mil contas de depósito.

No ano passado, o Banco de Portugal recebeu 1815 reclamações por mês, mais 12,7% do que em 2021. E foram encontradas irregularidades em 2,2% das reclamações encerradas. Os produtos que registaram maior número de reclamações foram "o crédito aos consumidores, os cartões de pagamento e o crédito à habitação e hipotecário", o que resulta num total de 79,1%.
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