Notícia
Avaliação bancária renova máximos de mais de dez anos
A avaliação bancária superou os 1.200 euros por metro quadrado, em Setembro, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
"O valor médio de avaliação bancária foi 1.205 euros em Setembro, superior em nove euros ao observado no mês precedente. Este valor representa um aumento de 0,8% relativamente a Agosto e de 6,2% face ao mesmo mês do ano anterior", refere o INE.
Por tipologia de habitação, nos apartamentos, o valor médio de avaliação aumentou 12 euros para 1.264 euros por metro quadrado. Já nas moradias, o valor médio de avaliação subiu nove euros para 1.111 euros por metro quadrado. Mas, face ao período homólogo, os avanços foram de 6% e 5,7%, respectivamente.
Por regiões, a maior subida registou-se no Alentejo, onde a avaliação bancária aumentou 1,5%, sendo que a única descida ocorreu na Região Autónoma da Madeira, onde este indicador recuou 0,4%. "A taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se no Algarve (9,7%) e a menor no Alentejo (4,3%)", sublinha o INE.
"Em Setembro, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional (30%, 22%, 11% e 4% acima do registado para o país, respectivamente)", refere o INE. Pelo contrário, a região do Alto Alentejo foi a única que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional (-34%).
(Notícia actualizada às 11:20 com mais informação)