Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Libra regista maior queda face ao dólar desde 2010

A moeda britânica está a reagir à incerteza em torno do "Brexit", depois de Cameron ter alcançado um acordo em Bruxelas para a permanência na UE, contestado por alguns políticos influentes, que vão fazer campanha a favor da saída.

  • ...

A libra está a desvalorizar face ao dólar esta segunda-feira, 22 de Fevereiro, depois de o mayor de Londres, Boris Johnson, ter anunciado que vai fazer campanha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.

A moeda britânica está a descer pelo menos 1,2% face às 16 principais congéneres, revertendo os ganhos registados na sexta-feira, quando o primeiro-ministro David Cameron alcançou, em Bruxelas, um acordo para manter o Reino Unido na União.

A libra perde 1,67% para 1,4165 dólares, depois de ter chegado a desvalorizar 1,76%, a maior queda desde Maio de 2010.

Este fim-de-semana, o chefe do Governo britânico garantiu que vai lutar para manter o seu país na União Europeia e marcou um referendo para o próximo dia 23 de Junho.

Até essa data, o mayor londrino vai fazer campanha a favor do "Brexit". "Vou defender o voto para a saída do Reino Unido da União Europeia no referendo. Não queria ir contra David Cameron mas quero um acordo melhor para as pessoas deste país", afirmou este domingo.

Boris Johnson junta-se, assim, a cinco membros do Executivo de David Cameron que logo após o conselho europeu se demarcaram do acordo alcançado em Bruxelas e anunciaram que vão fazer campanha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.

"A libra está a cair depois de o acordo alcançado pelo primeiro-ministro Cameron na cimeira da UE não ter sido suficiente para aliviar os receios em torno do Brexit", refere Valentin Marinov, estratego do Crédit Agricole, em declarações à Bloomberg. "O facto de membros proeminentes do Partido Conservador terem anunciado que vão fazer campanha para o Reino Unido deixar a UE acentuou provavelmente as preocupações dos investidores de que os riscos do Brexit possam aumentar a partir daqui, apesar do acordo".

Ver comentários
Saber mais Boris Johnson David Cameron Bruxelas Reino Unido União Europeia libra dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio