Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai para novo mínimo de 2012 penalizado pela crise política na Grécia

A moeda única europeia está a desvalorizar face ao dólar, num dia marcado pela falha na eleição do Presidente da Grécia, o que terá como consequência eleições legislativas antecipadas.

29 de Dezembro de 2014 às 19:08
  • 5
  • ...

O euro recua 0,20% para 1,2158 dólares, sendo este o valor mais baixo desde Julho de 2012.

 

A queda da moeda única europeia está relacionada com a instabilidade política que se vive na Grécia e consequentes receios em torno do futuro do país.

 

Em causa está o facto de o Governo não ter conseguido os votos necessários no Parlamento para eleger o próximo Presidente do país.


Esta segunda-feira, 29 de Dezembro, realizou-se a terceira votação e eram necessários 180 dos votos, entre 300 deputados, mas Stavros Dimas - único candidato – falhou por 12 o número de votos necessários.

 

E, como foi a terceira votação sem sucesso, a consequência será a convocação de eleições legislativas antecipadas, o que deverá acontecer a 25 de Janeiro. Esta deverá ser a data proposta pelo actual primeiro-ministro grego, Antonis Samaras.

 

Este impasse político deixou os investidores nervosos. A bolsa grega chegou a afundar mais de 12%, apesar de ter fechado com uma queda inferior a 3,5%, enquanto as taxas de juro no mercado secundário dispararam mais de 100 pontos base.

 

Os receios aumentaram devido aos resultados das últimas sondagens, que apontam para que o Syriza saia vencedor, o que fez regressar o "fantasma" da saída do euro e de renegociações de dívida por parte da Grécia.

 

E foram precisamente estes receios que provocaram a queda da moeda única europeia, bem como de algumas bolsas europeias, com principal destaque para as praças dos países periféricos (Itália, Espanha e Portugal).

Ver comentários
Saber mais dólar euro câmbio divisas Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio