Notícia
Banco Nacional da Suíça intervém para estabilizar franco suíço
O líder da autoridade monetária suíça, Thomas Jordan, confirmou esta segunda-feira que o banco central interveio no mercado para estabilizar o franco suíço que voltou a ter acréscimo de procura.
O Banco Nacional da Suíça interveio nos mercados para estabilizar a sua moeda, de acordo com as palavras do líder da autoridade monetária, Thomas Jordan (na foto), citado pelas agências internacionais. O objectivo era travar os ganhos do franco suíço, estabilizando-o, em relação à moeda europeia que o levaram para o nível mais elevado em quatro semanas contra o euro, escreve a Bloomberg.
A decisão da Grécia de referendar as medidas propostas pelos credores levou a um aumento de procura pela moeda helvética está a levar a economia para a recessão. Segundo a agência de informação, os investidores voltam-se para activos relativamente mais seguros, como o franco suíço.
"Mesmo sem a Grécia, deveria existir uma pressão descendente no euro-franco e isto [situação grega] é um fardo adicional", afirmou Thu Lan Nguyen, estratega do Commerzbank em Frankfurt.
O euro está por esta altura a recuar 0,44% para 1,03855 francos suíços.