Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonaecom e Zon Optimus disparam com revisão das sinergias

As duas cotadas envolvidas na fusão da Zon com a Optimus destacaram-se pela positiva na sessão de quinta-feira. A Sonaecom disparou mais de 4% e a impulsionar terá estado a expectativa de maiores sinergias criadas pela operação.

19 de Setembro de 2013 às 19:04
  • 4
  • ...

O sector português das telecomunicações encerrou em alta mas os títulos que mais se destacaram foram os das operadoras envolvidas na operação de fusão entre a Zon e a Optimus.

 

A Sonaecom avançou 4,23% para 2,096 euros por acção e encerrou a sessão a negociar em máximos de Setembro de 2009. Já a Zon Optimus ganhou 2,97% para 4,263 euros.

 

João Queirós, director da sala de mercados da GoBulling, explicou ao Negócios que este comportamento consiste na continuação de uma aproximação do desempenho do sector ao restante mercado. Em anos anteriores, as telecomunicações tiveram uma evolução inferior à média do mercado, lembrou.

 

Um outro factor que estará a impulsionar é o facto de as duas cotadas estarem a ser impulsionadas pelo facto de alguns agentes do mercado estarem a rever em alta o potencial de sinergias.

 

As operações de apoio (“back-office”) aos negócios móvel da Optimus e de televisão por cabo da Zon poderão gerar maior poupanças, justificou o responsável. O negócio e respectivas sinergias justificam parte do ganho superior a 40% acumulado desde o início do ano, pelas duas cotadas.

 

Um analista do mercado de telecomunicações referiu compreender “melhor” a valorização da Sonaecom. Esta cedeu a Optimus em troca de uma participação na Zon Optimus e, aos actuais valores de mercado, a cotada da família Sonae encontra-se relativamente subvalorizada, notou.

 

Esta segunda-feira, o Santander publicou uma nota de análise em que destaca a Portugal Telecom entre as cotadas da Península Ibérica e reserva elogios também à Sonaecom e Zon Optimus. A cotada liderada por Henrique Granadeiro é a cotada da região “mais exposta à recuperação da Península Ibérica”.

 

Por outro lado, a Sonaecom “é o caminho preferido para aproveitar a criação de valor gerada pela fusão da Zon e Optimus”, referindo que a sua cotação está abaixo do valor dos activos. A potencial retirada da dona do Público da bolsa também justifica uma recomendação de “comprar”.

 

No caso da Zon Optimus, os analistas consideram que é “uma boa notícia”, a decisão de nomear Miguel Almeida para presidente executivo.

Ver comentários
Saber mais Zon Multimédia Zon Sonaecom Optimus Isabel dos Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio