Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander melhora recomendação das acções da Galp apesar de cortar preço-alvo

A unidade de "research" considera que a petrolífera tem boas perspectivas na área da refinação. Por outro lado, o Santander está preocupado com o fluxo de caixa "limitado" da empresa no médio-prazo.

1039 – Galp Energia – A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva surge na posição 1.039 da lista, sendo a segunda maior cotada portuguesa. Perdeu 195 posições face ao “ranking” de 2014.
Bloomberg
Diogo Ferreira Nunes diogonunes@negocios.pt 02 de Dezembro de 2014 às 15:40

A unidade de investimento do Santander decidiu melhorar de "manter" para "comprar" a recomendação das acções da Galp Energia. No entanto, decidiu reduzir em 7,6% o preço-alvo para os títulos da petrolífera de 13,20 para 12,20 euros, o que corresponde a um potencial de valorização de 30,03% sobre o valor actual das acções (9,382 euros). 

 

O Santander lembra no início do documento a queda de 28,5% das acções da Galp desde 19 de Junho, data em que Brent negociava a 115 dólares o barril. Na passada sexta-feira, 28 de Novembro, a Galp desceu 5,77%. Uma variação "exagerada", defende o analista Jason Kenney. As fortes quedas da petrolífera nos últimos dias colocam mesmo este título num "nível atractivo", considera.  

 

No campo oposto, o sector da refinação é a área que mais agrada ao Santander. A unidade de investimento considera que deverá haver maior disponibilidade financeira nesta área devido à "diminuição do preço das matérias-primas e dos custos da energia", refere a nota desta terça-feira, 2 de Dezembro, à qual o Negócios teve acesso.

 

No sector de exploração e produção, o Santander considera que o desempenho no campo de Lula tem sido "muito superior" ao estimado em 2011, o que permite uma valorização do valor dos activos para a Galp Energia no Brasil, de acordo com o analista Jason Kenney, que assina o documento.

 

A nota do Santander alerta para o fluxo de caixa "limitado" da petrolífera no médio-prazo. E que a companhia tem opções limitadas para "desinvestir em activos de modo a conseguir financiar o reinvestimento em projectos a longo-prazo, como Moçambique", sugere a nota da unidade de investimento.

 

A Galp Energia regista esta terça-feira a primeira valorização em seis sessões. Os títulos da petrolífera sobem 3,82% para 9,382 euros. 

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Santander Galp Energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio