Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas: Sonae Sierra obtém "bom conjunto de resultados"

Os analistas do BPI sublinham que os resultados revelados pela Sonae Sierra ficaram acima das estimativas. Demonstram uma recuperação que, nota o CaixaBI, antecipando impacto na "holding", a Sonae.

10 de Março de 2016 às 11:53
  • 1
  • ...

Os lucros da Sonae Sierra aumentaram 47% em 2015, para 142 milhões de euros, um resultado que agradou aos analistas. Para os especialistas, os números interromperam a tendência negativa registada nos últimos trimestres.

O resultado directo da Sonae Sierra atingiu os 61 milhões de euros, um crescimento de 16% "que resulta de uma combinação de factores: melhoria nos resultados operacionais, crescimento da prestação de serviços a terceiros e descida das taxas de juro", referiu a empresa em comunicado.

A Sonae Sierra apresentou um conjunto de resultados que ficou acima das estimativas do BPI, com as "vendas do quarto trimestre a aumentarem 3% em termos homólogos e revertendo a tendência negativa testemunhada nos trimestres anteriores, o que ligamos a alguma recuperação das taxas de ocupação do grupo e a um bom desempenho na divisão de serviços", diz o banco de investimento.

Em relação aos resultados indirectos, que somaram 28 milhões de euros no último trimestre, o BPI realça que estes números reflectem "a compressão da ‘yield’ na Europa que mais que compensou o forte efeito adverso do real brasileiro".

A Sonae Sierra é uma das unidades de negócio da Sonae, que apresenta as suas contas anuais na próxima semana. O CaixaBI antecipa um ano "marcado pelo impacto da agressiva postura comercial da Sonae nas margens".

"As actividades não-core e ganhos não recorrentes deverão ter ajudado os resultados a crescer significativamente mas não terão compensado as dificuldades que tem vindo a impactar a actividade primária de retalho", diz o banco de investimento, que antecipa que a "holding" tenha fechado 2015 com um resultado líquido de 193 milhões de euros, face aos 144 milhões registados um ano antes.

"Estamos na expectativa de conhecer as perspectivas da Sonae para 2016, embora vejamos pouco espaço para que a empresa possa vir a ter um desempenho muito diferente do verificado em 2015", remata o analista José Mota Freitas.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Sonae Sonae Sierra resultados analistas research BPI CaixaBI previsões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio