Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas estimam queda nos lucros do BCP para 42 milhões

Os lucros do BCP terão descido face ao período homólogo, já que o banco descontinuou operações que geraram lucros de 29 milhões de euros no primeiro trimestre do ano passado.

Chineses passam a 'dominar' BCP: Depois de anos à procura de um novo accionista de referência, o BCP atraiu a Fosun para o seu capital. O grupo chinês aproveitou a pressão sobre o banco para se tornar no seu maior accionista, com um investimento de apenas 175 milhões e deixando para trás a Sonangol. Em breve, a Fosun deve chegar a 30% do BCP. A entrada dos chineses ditou a saída do Sabadell, grupo espanhol que era parceiro histórico do banco de Nuno Amado que preferiu sair do BCP.
.
05 de Maio de 2017 às 10:10
  • ...

A média das estimativas de nove analistas aponta para que o Banco Comercial Português tenha fechado o primeiro trimestre com um resultado líquido de 42 milhões de euros, o que compara com os 46,7 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

 

Estes valores foram comunicados pelo próprio BCP, de acordo com uma nota de "research" da JB Capital Markets, que tem uma estimativa mais baixa para os resultados que o banco liderado por Nuno Amado vai anunciar na segunda-feira, 8 de Maio.

 

A unidade de "research" do banco de investimento espanhol está a estimar que o BCP tenha registado lucros de 19 milhões de euros, sendo que a principal diferença face ao consenso está nos impostos e minoritários, uma vez que a JB Capital Markets estima uma taxa de imposto estável.

 

A JB Capital Markets não espera grandes surpresas nas contas do banco liderado por Nuno Amado, que deverão ser bem recebidas pelo mercado. A previsão de 19 milhões de euros de lucros representa um aumento comparável de 10%, tendo em conta os 29 milhões de euros de lucros relativos a operações entretanto descontinuadas depois do primeiro trimestre do ano passado.

 

A média das estimativas dos analistas aponta para lucros operacionais (antes de provisões) de 297 milhões de euros, acima dos 231,2 milhões de euros do período homólogo, sendo que o banco terá constituído provisões no valor de 214 milhões de euros.

 

O JB Capital Markets estima uma subida de 11,5% nas receitas da unidade doméstica, o que em conjunto com a estabilização dos custos traduz um aumento estimado de 22% nos lucros operacionais em Portugal.

 

"Caso se confirme que não existem surpresas nos resultados, acreditamos que a nossa visão para o BCP permanece intacta, pelo que reiteramos a recomendação de comprar, com um preço-alvo de 26 cêntimos", escrevem os analistas do banco espanhol.

 

Numa nota de "research" publicada na terça-feira, o CaixaBI, unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos, estimou que os lucros do BCP se situem nos 40,3 milhões de euros.

 

As acções do BCP caem 1,99% para 22,15 cêntimos.

Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português Capital Markets research BCP Nuno Amado CaixaBI JB Capital Markets
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio