Notícia
Navigator vai pagar dividendo antecipado de 13,94 cêntimos
Os acionistas da Navigator vão receber um dividendo antecipado de quase 14 cêntimos, através da distribuição de reservas livres.
O conselho de administração da Navigator convocou os acionistas para uma reunião, onde há um ponto único em discussão: a "distribuição aos acionistas da The Navigator Company, S.A. de reservas inscritas na rubrica ‘reservas livres’", pode ler-se no comunicado emitido esta sexta-feira, 22 de novembro.
Fonte oficial explicou ao Negócios que se trata de uma antecipação de dividendo referente aos resultados de 2019.
A empresa propõe pagar um dividendo de 13,94 cêntimos por ação, o que corresponde a uma rentabilidade de 4% face ao valor de fecho das ações hoje (3,526 euros).
No total, a Navigator vai libertar mais de 99 milhões de euros com o pagamento deste dividendo extraordinário, cerca de metade do montante de reservas livres existentes atualmente. A decisão caberá aos acionistas - que são os principais beneficiários da medida - que deverão pronunciar-se no dia 20 de dezembro, data na qual foi agendada a assembleia geral.
"Após a distribuição do referido montante de reservas, a The Navigator Company, S.A. continuará a ter uma situação líquida adequada para a prossecução da sua atividade, tendo em consideração os objetivos por esta estabelecidos para o efeito", realça a cotada no comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No segundo trimestre do ano, a Navigator tinha já distribuído um dividendo de 28 cêntimos por ação aos seus acionistas, referente ao execício do ano passado.
A Navigator é uma das cotadas que distribuiu dividendos mais rentáveis entre as cotadas nacionais. Na época regular de pagamento de dividendos deste ano, a empresa foi a segunda que ofereceu uma rentabilidade maior.
(Notícia atualizada, pela última vez, no dia 26 de novembro com informação de que se trata de uma antecipação do dividendo)