Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 recupera após tensão no Médio Oriente. Navigator desce 3% em ex-dividendo

A bolsa nacional está a valorizar no início da sessão, recuperando face às perdas das últimas duas sessões marcadas pela instabilidade no Médio Oriente.

A carregar o vídeo ...
07 de Janeiro de 2020 às 08:09
  • ...
A bolsa nacional está a subir 0,05% para os 5.238,75 pontos no arranque da sessão desta terça-feira, 7 de janeiro. A tendência na Europa também é positiva após duas sessões de quedas. 

Esta recuperação das bolsas europeias segue-se à subida ligeira das bolsas norte-americanas na sessão de ontem. A influência da instabilidade no Médio Oriente nos mercados financeiros parece estar a dissipar-se agora na ausência de uma maior escalada da tensão militar, apesar de a retórica bélica continuar.

"Ainda que persista o risco de escalada e resposta assimétrica ao ataque aéreo dos EUA da passada sexta-feira, os investidores parecem estar a assimilar uma menor probabilidade de um confronto violento direto", escrevem os analistas do Citigroup, citados pela Bloomberg. 

Segundo a agência de informação financeira, é também a expectativa de melhores resultados das cotadas que está a beneficiar os ativos de maior risco, nomeadamente as ações. Nas bolsas a oriente o tom também foi positivo com Tóquio e Sidney a subirem mais de 1%. 

Em Lisboa, 11 cotadas seguem em alta, 5 em baixa e 2 estão inalteradas. "A melhoria da envolvente internacional deverá favorecer a abertura da bolsa nacional", antecipavam os analistas do BPI no diário de bolsa.

Entre as subidas destaca-se a valorização de 0,84% para os 20,32 cêntimos do BCP. Além disso, a Jerónimo Martins sobe 0,58% para os 14,865 euros e a Sonae valoriza 1,18% para os 90,15 cêntimos. 

Uma das cotadas que está a impedir maiores ganhos no PSI-20 é a Navigator que está a descontar o dividendo antecipado de 13,94 cêntimos, o que tem implícito uma descida de 3,9% face à cotação de fecho de segunda-feira. No entanto, a cotada está a descer 3,23% para os 3,462 euros, ou seja, sem contar com o efeito do dividendo, estaria a subir ligeiramente.

A Galp Energia também está a desvalorizar neste início de sessão, após ter sido uma das poucas cotadas que beneficiou com as tensões no Médio Oriente dado que a cotação do petróleo chegou a tocar nos 70 dólares. A cotada esteve ontem a negociar em máximos de agosto de 2018, mas hoje cede 0,73% para os 15,645 euros.

(Notícia atualizada às 8h19 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa praça nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio