Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um dia depois das eleições, bolsa nacional sobe mais de 3%

A bolsa nacional subiu mais de 3% esta segunda-feira, um dia depois das eleições legislativas que deram vitória, sem maioria, à coligação PSD/CDS. A praça lisboeta acompanhou a tendência europeia. O BCP voltou a disparar mais de 10%.

Miguel Baltazar/Negócios
05 de Outubro de 2015 às 16:43
  • 33
  • ...
O PSI-20 avançou 3,47% para 5.397,91 pontos, com 18 cotadas em alta. Entre os congéneres europeus a tendência é idêntica, com os índices a subirem entre e 2% e 3%, a beneficiarem da expectativa de que a Fed vai adiar a subida de juros. A Bloomberg realça que este é a melhor sessão desde Agosto.

Este comportamento da bolsa nacional surge um dia depois das eleições legislativas de Portugal que deram vitória, sem maioria à coligação PSD/CDS. Apesar de nos últimos dias as casas de investimento terem emitido notas em que consideravam o risco de Portugal reduzido, já que vencesse coligação ou PS os compromissos assumidos pelo país seriam cumpridos, esse cenário está a foi reflectido esta segunda-feira nos mercados bolsistas, com os investidores a parecerem pouco preocupados com o facto de não haver uma maioria parlamentar.

A bolsa nacional acompanhou assim a tendência positiva que impera no resto da Europa, numa altura em que os índices continuam a reflectir os dados económicos divulgados nos EUA na semana passada e que estão a aumentar a expectativa de que a Reserva Federal (Fed) dos EUA só suba os juros do país no próximo ano. O Stoxx 600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, sobe 2,89%.


A bolsa nacional valorizou assim pela quarta sessão consecutiva, num dia em que o BCP se voltou a destacar, ao subir 10,9% para 5,8 cêntimos, acumulando assim uma subida de quase 40% em quatro dias, num movimento de recuperação face às perdas recentes.


Ainda na banca, o BPI subiu 0,58% para 1,039 euros, ainda a reflectir o facto de a administração do banco liderada por Fernando Ulrich ter apresentado uma solução para resolver o problema da elevada exposição ao mercado angolano.

Já o Banif apreciou 2,63% para 0,37 cêntimos. 

Ainda a contribuir para a subida da bolsa esteve também a Jerónimo Martins, que subiu 3,92% para 12,60 euros, bem como a Sonae SGPS, que cresceu 3,43% para 1,147 euros. 

Na energia, a Galp a valorizou 3,27% para 9,603 euros, num dia em que o petróleo regressa aos ganhos. O Brent, negociado em Londres e de referência para Portugal, está a subir 3,30% para 49,72 dólares. A EDP também apreciou 3,08% para 3,443 euros e a EDP Renováveis subiu 3,55% para 6,213 euros.

(Notícia actualizada às 16h54 com mais informação)
Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 Euronext BCP mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio