Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP volta a disparar e já ganha 40% em quatro sessões

Depois de três dias de forte recuperação, as acções do BCP valorizaram mais de 10% esta segunda-feira, a acompanhar a tendência do sector na Europa e a beneficiar do fecho de posições curtas. Na Europa só um banco grego fez melhor.

Nuno Amado é o 29.º Mais Poderoso 2015
O ano está a correr menos bem do que 2014, ano em que reembolsou a ajuda do Estado muito mais do que previa, limpou do balanço a dívida com garantia de Estado e fez um aumento de capital. Continuou a reduzir o número de colaboradores e de agências sem qualquer drama. Mas este novo ano revela que enfrenta a limitação de poder que se impõe cada vez mais sobre os banqueiros, reflexo da regulação. E que tem pela frente desafios que para serem ultrapassados precisa dos accionistas. A sua descida é também a imagem do abalo de poder que se abate sobre Portugal.
05 de Outubro de 2015 às 16:56
  • 14
  • ...

As acções do Banco Comercial Português fecharam a sessão desta segunda-feira, 5 de Outubro, a valorizar 10,87% para 5,8 cêntimos, o valor mais elevado desde 3 de Setembro.

 

Depois de um período de quedas prolongadas que levaram a cotação do banco para mínimos de Dezembro de 2012, nos 4,06 cêntimos, as acções registaram esta segunda-feira a quarta sessão consecutiva de ganhos acentuados. Neste período os títulos subiram 39,4%, o que permitiu reduzir a perda acumulada em 2015 para 12%. O banco liderado por Nuno Amado tem agora uma capitalização bolsista de 3.412 milhões de euros.

 

Analistas contactados pela Reuters justificam esta recuperação das acções com a cobertura de posições curtas pelos investidores e pelo facto de os títulos estarem a amplificar o movimento de recuperação do sector na Europa.

 

"Acredito que esta subida do BCP é o resultado do mesmo efeito da semana passada, ou seja, a cobertura de posições curtas que têm vindo a ser fechadas", afirmou à agência de notícias Albino Oliveira. O analista da Fincor lembrou que "o título teve uma queda exagerada desde a divulgação do relatório do SocGen, que apontava para a necessidade de um aumento de capital, pelo que há aqui também uma componente de recuperação e beneficia ainda de um contexto bastante positivo nos mercados europeus".

 

"O anúncio de aumento dos estímulos do BCE está a animar a banca europeia. Nos últimos quatro dias, o título ganhou perto de 40% suportado pelos ganhos técnicos, após as quedas registadas devido ao anúncio da Société Générale relativo à necessidade de um aumento de capital no banco liderado por Nuno Amado", salienta Pedro Ricardo Santos, gestor da XTB Portugal.

 

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a superar a meta de compras de dívida, aplicando mais de 60 mil milhões no mês passado, fruto do elevado investimento feito em títulos soberanos.

 

As bolsas europeias registam esta segunda-feira uma valorização acentuada, com vários índices a ganharem mais de 3%, perante a expectativa que a Reserva Federal não vai aumentar os juros este ano, uma vez que os últimos indicadores económicos divulgados nos EUA têm sido pouco animadores.

 

O índice Stoxx para a banca europeia valorizou mais de 3% na sessão desta segunda-feira. Entre as maiores subidas destaca-se o National Bank of Greece, que subiu 20,55%, tendo o BCP registado a segunda maior subida do dia na Europa. 

Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português Nuno Amado BCP BCE Société Générale
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio