Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tecnológicas voltam a estar no centro das atenções

As empresas ligadas às tecnologias têm-se desdobrado em lançamentos e anúncios. E têm surpreendido o mercado. Até na bolsa. As acções de cotadas como a Apple, Google e Facebook têm negociado em níveis históricos, com retornos elevados para os investidores.

22 de Outubro de 2013 às 16:06
  • ...

Os últimos tempos têm sido suculentos no que respeita a anúncios de tecnológicas. Ainda esta terça-feira a Nokia surpreendeu ao apresentar o seu primeiro “tablet” e dois “phablets”. Isto depois de, em Setembro, ter chegado a um acordo para vender a sua unidade de fabrico de telemóveis à Microsoft por 5,44 mil milhões de euros, num negócio que deverá estar concluído no início de 2014.

 

Na bolsa dos EUA, as acções da Nokia estão a subir 0,42% para 7,18 dólares, tendo, esta segunda-feira tocado no valor mais elevado desde Outubro de 2011 ao negociar nos 7,23 dólares.

 

Já a Microsoft segue a perder 0,13% para 34,945 dólares, numa altura em que segue com um ganho superior a 30% desde o início do ano. Um comportamento que, em parte, é justificado pela aquisição da unidade de telemóveis da Nokia.

 

Mas o mercado de tecnologias tem estado agitado, o que tem levado a que várias cotadas atinjam níveis históricos. Prova desse comportamento é a subida do índice tecnológico americano. O Nasdaq está a negociar em máximos de Setembro de 2000, acumulando um ganho de 30% este ano.

 

E notícias não faltam. Além dos anúncios desta terça-feira, feitos pela Nokia, o dia será também marcado por uma conferência da Apple, onde se especula que a empresa poderá apresentar dois modelos de televisão com dimensões de 55 e 64 polegadas (140 e 165 centímetros), segundo afirmou o analista da Advanced Research Japan, Mashiko Ishino, citado pela Bloomberg. Isto além de se esperar que Tim Cook apresente um i-Pad mini e um i-Pad com espessura mais fina.

 

As acções da Apple estão a negociar no valor mais elevado desde Janeiro, ao subirem 0,65% para 524,735 dólares. Ainda assim, as acções continuam a acumular uma queda de 1,29% desde o início do ano, depois de quatro anos consecutivos de ganhos para os investidores.

 

Outra cotada do sector que tem “dado cartas” é a Google, depois de na última sexta-feira, 18 de Outubro, ter superado, pela primeira vez na sua história, os 1.000 dólares por acção. A contribuir para os ganhos recentes da Google esteve a apresentação de resultados da empresa que revelou, no dia 17 de Outubro, que as receitas e os lucros do terceiro trimestre superaram as estimativas dos analistas.

 

O Facebook também tem estado a acumular valor. Depois de uma estreia em bolsa conturbada, as acções da dona da rede social estão a subir e a negociar em níveis históricos. As acções transaccionaram nos 54,825 dólares, um valor 44% superior ao preço de venda das acções na oferta pública de venda.

 

Em máximos históricos está também a Amazon, com as acções a subirem hoje para os 334,14 dólares, um valor nunca antes atingido pela empresa. A Yahoo! também tem estado a transaccionar em máximos de Janeiro de 2006, ao tocar, no início deste mês, nos 35,06 dólares.

Ver comentários
Saber mais Nokia Microsoft Apple Google Facebook Amazon Yahoo tecnológicas bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio