Notícia
Subida da Mota-Engil leva PSI-20 a ganhar 2%
Em alta pela segunda sessão consecutiva, a bolsa nacional destaca-se na Europa com uma subida de 2% no início da negociação. A Mota-Engil é a empresa que mais impulsiona.
A bolsa nacional está a negociar em alta esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, pela segunda sessão consecutiva, com o PSI-20 a ganhar 2,06% para 4.590,96 pontos.
Na Europa, os principais índices também seguem em terreno positivo, com subidas na ordem de 0,5%. Esta evolução acontece num dia em que os investidores vão estar atentos ao que se passa do outro lado do Atlântico, com a divulgação dos dados do emprego nos Estados Unidos e a assinatura de duas ordens executivas por parte do presidente norte-americano para reverter as regras de Obama para o sector financeiro.
Por cá, a Mota-Engil é a cotada que mais impulsiona o PSI-20. A construtora portuguesa ganha 3,38% para 1,62 euros, depois de ter sido noticiado ontem que ganhou um contrato na Tanzânia superior a mil milhões de euros.
A impulsionar o principal índice nacional está também a Galp Energia, que ganha 1,32% para 13,78 euros, e a Jerónimo Martins, com uma valorização de 0,79% para 15,86 euros.
A contribuir para os ganhos estão ainda a Semapa, a Navigator e a Pharol. As acções da antiga PT SGPS sobem 1,04% para 29,2 cêntimos, continuando a beneficiar do acordo anunciado anteontem entre a Oi e a Samba, que pôs fim a um braço-de-ferro que se prolongava há dois anos. Com o acordo, a operadora brasileira fica com o caminho facilitado para vender os activos da Africatel, holding que herdou da PT.
A Semapa avança 0,5% para 13,05 euros e a Navigator, que apresenta resultados no próximo dia 9 de Fevereiro, avança 0,26% para 3,486 euros. Numa nota de análise revelada ontem, o CaixaBI estima que a empresa de papel tenha encerrado o último trimestre do ano passado com lucros de 47 milhões de euros, uma descida de 13,8% face aos 54,5 milhões do mesmo período do ano anterior.
Na banca, o BPI ganha 0,09% para 1,133 euros, depois de quatro accionistas terem interposto uma acção a contestar a deliberação que aprova a venda de 2% do BFA à Unitel. Já o BCP ganha 0,06% para 16,17 cêntimos, no dia em que será conhecido o resultado do exercício de direitos e do rateio.
(Notícia actualizada às 08:36)