Notícia
Semapa não sai da bolsa. E fica no PSI-20
A oferta de troca não teve a adesão necessária para que Pedro Queiroz Pereira conseguisse retirar a Semapa de bolsa. E tendo em conta o "free float" que se manteve no mercado, a Euronext não a vai expulsar do índice de referência.
A Euronext Lisboa já decidiu: a Semapa vai permanecer no PSI-20. A decisão foi tomada pelo Comité do PSI-20 depois de conhecidos os resultados da oferta de troca de acções da Semapa por títulos da Portucel, em que a Sodim, detida por Pedro Queiroz Pereira, conseguiu apenas 51% dos títulos objecto da oferta.
"O Comité do PSI-20 decidiu não excluir a Semapa do índice", afirmou fonte oficial da gestora do mercado de capitais ao Negócios. Esta decisão foi tomada logo após terem sido conhecidos os resultados da operação. Para manter a empresa no PSI-20 contribuiu o facto de o capital disponível para negociação em bolsa se ter mantido elevado após a oferta.
A Sodim conseguiu convencer investidores que representam 51,31% do capital sujeito à oferta de troca de acções a participarem na operação. Foram dadas para troca 24.864.477 acções da empresa, segundo os dados divulgados esta terça-feira, 28 de Julho, através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Considerando que a Semapa vai extinguir as acções compradas na oferta, a empresa passará a ter um capital social representado por 81.645.523 acções. Desta forma, a Sodim irá controlar 71,087% do capital da Semapa. Sem a extinção destas acções, 77,84% do capital ficaria nas mãos de Pedro Queiroz Pereira, quando antes da operação detinha apenas 54,49%.
(Notícia actualizada às 19h30 com mais informações sobre a decisão da Euronext Lisboa)