Notícia
Queiroz Pereira: Operação de troca da Semapa "foi um sucesso"
A Semapa convenceu 51,31% dos investidores a trocarem as suas acções por títulos da Semapa. Ainda assim, a Sodim, principal accionista da empresa, considera que a operação "foi um sucesso".
A Sodim conseguiu convencer os investidores que representam 51,31% do capital sujeito à oferta de troca de acções a participarem na operação em que recebiam como contrapartida títulos da Portucel. "Na nossa perspectiva, a operação proposta foi um sucesso, com uma aceitação superior a 50% das acções objecto da oferta de troca", explicou fonte oficial da Sodim ao Negócios.
"Constatámos a existência de uma segmentação de investidores: uns com maior apetite por liquidez e dividendos e pelas perspectivas de desenvolvimento da Portucel e outros com menores preocupações de liquidez e de dividendos e procurando uma maior diversificação dos seus investimentos", realçou a mesma fonte.
Considerando que a Semapa vai extinguir as acções obtidas na oferta, a empresa passará a ter um capital social representado por 81.645.523 acções. Desta forma, a Sodim passará a controlar 71,087% do capital da "holding" liderada por Pedro Queiroz Pereira.
Em resultado da operação, o "’free-float’ [acções dispersas] da Portucel aumentou expressivamente e consequentemente deveremos assistir ao crescimento da liquidez deste título. Este era o objectivo central. A dispersão de capital da Portucel passou de 17,5% para 28,6%", acrescentou a mesma fonte.