Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional cai mais de 1% na semana

O PSI-20 perdeu terreno no acumulado da semana, sendo esta a primeira semana de quedas em três. A cotada que mais perdeu foi a Pharol, ao descer mais de 8%. Do lado oposto esteve a Jerónimo Martins, que travou a descida do principal índice.

Miguel Baltazar/Negócios
24 de Julho de 2015 às 19:11
  • ...

No cômputo da semana o PSI-20 recuou 1,27%, com 11 em queda, seis em alta e uma inaltareda. A bolsa fechou em linha com o desempenho dos mercados europeus, com o Stoxx 600 a recuar 2,72% no mesmo período. O índice de referência nacional caiu 0,59% na última sessão, para 5.790,52 pontos. 

A Pharol, por seu turno, foi a cotação mais penalizada esta semana, tendo afundado 8,21%, numa altura em que dá mais um passo para assumir as suas responsabilidades como maior accionista da Oi. Em causa está a aprovação da nova estrutura societária pelo conselho de administração da Oi, que está porém sujeita ainda à aprovação do regulador brasileiro. As acções da empresa fecharam esta sexta-feira a valer 35,8 cêntimos.

Já a estrela da última semana foi a Jerónimo Martins, tendo valorizado 4,71% no saldo da semana, tendo acabado esta sexta-feira com as acções a valerem 12,46 euros. Este avanço acontece na semana em que uma nota de análise por parte do Santander elevou a avaliação de 12,50 euros para 14,50 euros e a recomendação de "manter" para "comprar". Ainda no sector do retalho, a Sonae SGPS registou um avanço ligeiro de 0,39%.

No sector energético, é de destacar o desempenho da REN, que somou esta semana 3,37%, enquanto a EDP Renováveis avançou apenas 0,19%, a EDP registou um recuo ligeiro de 0,33% e a Galp Energia cedeu 4,12%, apesar de figurar entre os 37 pré-seleccionados para operar 10 blocos petrolíferos em Angola e os analistas da CGD preverem que a empresa reporte um aumento de 146,2% no resultado líquido do período compreendido entre Abril e Junho.

O sector do papel teve um desempenho negativo no acumulado dos últimos cinco dias, com a Semapa a liderar as perdas com -5,69%, na semana em que terminou o prazo para a troca de acções da Semapa por títulos da Portucel. Seguiu-se a Altri, que recuou 4,71% e a Portucel registou uma queda de 3,02%.

O sector da construção teve um desempenho misto, com a Mota-Engil a valorizar 4,36% e a Teixeira Duarte a cair 4,98%.

A semana não foi particularmente fácil para o sector bancário, com o BPI a perder 5,18% e o BCP a recuar 5,61%. Nesta quinta-feira, 23 de Julho, o Negócios noticiou que a prioridade do BPI, liderado por de Fernando Ulrich, é resolver o problema do excesso de exposição a Angola, deixando para segundo plano a decisão sobre uma eventual fusão com o BCP. Já o Banif fechou inalterado nos 0,65 cêntimos. 

No que diz respeito aos restantes títulos, a Nos ganhou 1,42% no acumulado da semana, enquanto a Impresa e os CTT tiveram um desempenho negativo, recuando 4,23% e 3,07%, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais Bolsa nacional PSI-20 Pharol Jerónimo Martins
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio