Notícia
Norges Bank volta a reforçar posição no BCP
Depois de em Fevereiro ter passado a deter uma participação qualificada superior a 2% do capital do banco português, o fundo soberano da Noruega voltou a reforçar a presença na instituição liderada por Nuno Amado.
O Norges Bank voltou a aumentar a posição detida no capital social do BCP, segundo informou esta segunda-feira, 17 de Abril, o banco liderado por Nuno Amado em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Na nota enviada ao regulador, o BCP revela que "na sequência das transacções efectuadas no dia 7 de Abril de 2017", a gestora de activos norueguesa "passou a deter uma participação de 2,42% no capital social" do banco português.
Em Fevereiro, a instituição responsável pela gestão do fundo soberano norueguês já tinha reforçado a posição no BCP, passando então a deter uma participação qualificada superior a 2%.
Avaliado em 7.867 milhões de coroas norueguesas (858 mil milhões de euros), o Norges Bank - gestor do maior fundo soberano do mundo - fechou o primeiro trimestre deste ano com lucros de 298 mil milhões de coroas norueguesas (32,5 mil milhões de euros), tendo garantido um retorno trimestral de 3,8%, acima dos 2,17% devolvidos nos últimos três meses de 2016.