Notícia
Norges Bank passa a ter participação qualificada na EDP
O banco central norueguês passou a deter mais de 2% do capital social da empresa liderada por António Mexia.
Em comunicado enviado esta terça-feira, 28 de Março, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP revela que o Norges Bank informou que passou a deter uma participação superior a 2% do capital social da eléctrica.
Na nota enviada à CMVM, a empresa liderada por António Mexia refere ter recebido a informação da parte do banco central norueguês de que no passado dia 23 de Março reforçou a posição na EDP, que é actualmente de 74.124.779 títulos accionistas, representativos de 2,03% do capital. No entanto o patamar dos 2% foi já ultrapassado no dia 20 de Março.
Ainda no comunicado enviado ao regulador dos mercados, a EDP informa que a composição da posição detida pelo Norges Bank de divide em 1,9% do capital directamente imputados ao banco central norueguês, sendo os restantes 0,13% "imputáveis ao Norges Bank através de instrumentos financeiros".
A EDP valorizou 4,16% para 3,055 euros na sessão bolsista desta terça-feira, dia em que negociou nos 3,093 euros, um máximo desde Maio de 2016. Isto no dia seguinte à empresa ter lançado uma OPA sobre a EDP Renováveis.
Nos últimos meses o banco central da Noruega tem feito várias movimentações na bolsa lisboeta. Ainda esta segunda-feira os CTT comunicaram à CMVM que o Norges Bank reduziu a participação nos correios nacionais para 3,15%.