Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nikkei e Topix perdem valor com receios de sobrevalorização

Os principais índices nipónicos encerraram a sessão em baixa, com as acções da Tokyo Electron e da Advantest a liderarem as quedas no Nikkei 225. Os operadores receiam que o mercado já está sobrevalorizado.

27 de Agosto de 2003 às 09:17
  • ...
Os principais índices nipónicos encerraram a sessão em baixa, com as acções da Tokyo Electron e da Advantest a liderarem as quedas no Nikkei 225. Os operadores receiam que os recentes ganhos já ultrapassaram as perspectivas de lucros das empresas cotadas, podendo significar que o mercado já está sobrevalorizado.

O Nikkei 225 [NKY] caiu 0,2% para os 10.308,99 pontos, em Tóquio. O índice Topix perdeu 0,1% para os 1.000,67 pontos. Apesar da desvalorização, durante a sessão de ontem ambos os indicadores subiram para máximos dos últimos 13 meses, tendo corrigido no final do dia.

O Nikkei já ganhou 7,8% este mês, ocupando a 11ª posição no «ranking» dos índices mundiais, em termos de desemprenho, desde o início de Agosto.

A Tokyo Electron, a segunda maior produtora de «chips» a nível mundial, caiu 1,6%, para os 7,820 ienes (61,3 euros). Este título ganhou, no entanto, 72% nos últimos três meses.

A Advantest, a maior construtora de equipamento usado para testar «chips» de memória, perdeu 0,5%, para os 7,800 ienes (61,2 euros).

A Fanuc, fabricante de robots industriais, desvalorizou 2%, para os 7,690 ienes (60,3 euros). Os títulos desta empresa estão, no entanto, com um ganho acumulado de 58% desde 26 de Maio deste ano.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, fechou ontem no nível mais alto dos últimos 13 meses, liderado pelas maiores empresas do país em termos de capitalização, como é o caso da LG Electronics. O ministro das finanças da Coreia do Sul afirmou ontem que a economia está a dar sinais de crescimento sustentado, impulsionado pelas exportações e pelo investimento empresarial, declarações que contribuíram para o bom desempenho dos índices accionistas deste país.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio