Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mark Mobius: Comportamento "irracional" criou "pechinchas" na bolsa chinesa

O especialista em mercados emergentes considera que a reacção irracional dos investidores na bolsa chinesa criou oportunidades de investimento a baixo preço. Mas não é certo que as acções já tenham tocado no fundo.

A carregar o vídeo ...
Hidden Gems: Is It Time to Buy China H-Shares?
16 de Fevereiro de 2016 às 12:50
  • ...

As acções chinesas registam quedas avultadas desde os máximos atingidos em Maio, com os investidores a despejarem os seus títulos no mercado. Os receios crescentes em relação à segunda maior economia do mundo têm sustentado a pressão vendedora, naquilo que o investidor especializado em mercados emergentes Mark Mobius considera uma reacção "irracional" que está a dar origem a verdadeiras "pechinchas".


"O mercado chinês tem estado a reagir intencionalmente e bastante negativamente, possivelmente devido a elevada especulação ligada com as acções do governo para influenciar o mercado", argumenta Mark Mobius, citado pela Bloomberg.

O índice chinês de empresas de Hang Seng afunda 49% desde Maio, colocando as avaliações das cotadas em mínimos históricos. É o resultado de meses de correcção, em que a China surge no centro das preocupações dos investidores mundiais.

O investidor defende que "os fundamentais na China ainda continuam positivos" e, após estas fortes correcções, o mercado chinês "apresenta-se com oportunidades para escolher acções a uma pechincha, companhias que têm sido indevidamente punidas pela pressão vendedora motivada pelo pânico e pela volatilidade".


Apesar de reconhecer que existem oportunidades, Mobius admite que é demasiado cedo para dizer se o mercado já bateu no fundo.

As bolsas chinesas terminaram a sessão desta terça-feira a maior subida de três meses. Os índices subiram mais de 3%, animados pelos dados revelados sobre os novos empréstimos concedidos em Janeiro.

Ver comentários
Saber mais bolsa China acções Mark Mobius oportunidades economia irracional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio