Notícia
Mark Mobius: Comportamento "irracional" criou "pechinchas" na bolsa chinesa
O especialista em mercados emergentes considera que a reacção irracional dos investidores na bolsa chinesa criou oportunidades de investimento a baixo preço. Mas não é certo que as acções já tenham tocado no fundo.
As acções chinesas registam quedas avultadas desde os máximos atingidos em Maio, com os investidores a despejarem os seus títulos no mercado. Os receios crescentes em relação à segunda maior economia do mundo têm sustentado a pressão vendedora, naquilo que o investidor especializado em mercados emergentes Mark Mobius considera uma reacção "irracional" que está a dar origem a verdadeiras "pechinchas".
"O mercado chinês tem estado a reagir intencionalmente e bastante negativamente, possivelmente devido a elevada especulação ligada com as acções do governo para influenciar o mercado", argumenta Mark Mobius, citado pela Bloomberg.
O investidor defende que "os fundamentais na China ainda continuam positivos" e, após estas fortes correcções, o mercado chinês "apresenta-se com oportunidades para escolher acções a uma pechincha, companhias que têm sido indevidamente punidas pela pressão vendedora motivada pelo pânico e pela volatilidade".
Apesar de reconhecer que existem oportunidades, Mobius admite que é demasiado cedo para dizer se o mercado já bateu no fundo.