Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos: Banco de Fomento de Angola prepara IPO

Isabel dos Santos diz estar a ser preparada a venda de participações financeiras no Banco de Fomento de Angola e do BIC. No primeiro caso poderá realizar-se um IPO em Londres ou Lisboa, admite.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 08 de Dezembro de 2017 às 14:51

O Banco de Fomento de Angola (BFA) poderá realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de 25% do seu capital no primeiro trimestre de 2019. Quem o disse foi Isabel dos Santos, durante uma conferência no Egipto, citada pela Bloomberg.

 

O BFA é detido maioritariamente pela Unitel, controlada por Isabel dos Santos, sendo que 48,1% do seu capital continua nas mãos do BPI.

 

O IPO do BFA poderá ser realizado ou na bolsa londrina ou na portuguesa, segundo a mesma fonte.

 

"Contratámos alguns conselheiros financeiros" para ajudarem a organizar a operação, afirmou Isabel dos Santos.

 

Mas não é apenas uma posição no BFA que estará à venda. A filha do ex-chefe de Estado angolano revelou que também há planos para vender uma participação no BIC, neste caso através de uma colocação privada. A empresária angolana detém 53% do capital do BIC.

"Estes bancos têm vindo a fortalecer-se e penso que agora é altura de abrirem o seu capital e receberem novos accionistas", afirmou Isabel dos Santos, que acrescentou que no caso do BIC seria preferível um accionista que já actuasse no sector bancário. 

Isabel dos Santos falou ainda sobre o seu despedimento da Sonangol, algo que considerou "normal", uma vez que houve mudança de poder em Angola. E diz que esta questão não vai afectar o seu investimento na Galp Energia, onde detém uma participação indirecta através de uma holding, que inclui a Sonangol e os herdeiros de Américo Amorim.

 

Sobre a operadora de telecomunicações Nos, Isabel dos Santos diz que tenciona manter este investimento. 

Ver comentários
Saber mais Isabel dos Santos Banco de Fomento de Angola BFA IPO do BFA BIC banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio