Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa de Lisboa dá aos investidores um "querido mês de Agosto"

Os investidores que se mantiveram no mercado durante o último mês voltaram a ter um “querido mês de Agosto”. As tensões na Síria penalizaram na última semana, mas a bolsa nacional desafiou o adágio norte-americano que recomenda “vender em Maio e não voltar” até ao final do Verão, pela quinta vez em seis anos.

30 de Agosto de 2013 às 18:36
  • 2
  • ...

A bolsa de Lisboa voltou a desafiar o adágio do mercado que recomenda “vender em Agosto e não voltar” até ao final do Verão  (“sell in may and go away”). À sua maneira, o mercado dá razão à cultura popular reflectida na música de Dino Meira, com o título “O meu querido mês de Agosto”.  

 

O PSI-20 valorizou 1,51% em Agosto e é o segundo ano consecutivo em que proporciona ganhos aos investidores que ignoram a recomendação de permanecer afastado do mercado durante o Verão. Isto, apesar de a última semana do mês ter sido marcada por uma perda de 3,37%. 

 

As tensões na Síria pressionaram o desempenho da bolsa de Lisboa, à semelhança dos índices bolsistas mundiais, e levaram o principal índice nacional a registar a semana mais negativa desde as cinco sessões que terminaram a 21 de Junho.

 

Desde 2008, a bolsa nacional valorizou em cinco dos seis meses de Agosto. A excepção foi o Verão de 2011 (em plena crise do "subprime"), com o desempenho do PSI-20 a saldar-se numa perda mensal de 8,34%. Ainda assim, um investidor que, desde 2008, investisse sempre em Agosto, teria ganho 7,79%, segundo os cálculos do Negócios.

 

O desempenho do PSI-20 durante o mês de Agosto tem contrariado a sabedoria dos mercados e a máxima "vender em Maio" para só regressar ao mercado no final do Verão. Algo que já fora notado pelos analistas em Abril último.

 

Embora o mesmo possa não se verificar no futuro, ultimamente o mês de Agosto tem sido "querido" para os investidores que mantêm as suas aplicações durante o pico do Verão.

 

(Actualização: Alteração ao título e ao primeiro parágrafo)

Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 mercados acções Euronext
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio