Notícia
Greenvolt já superou os 150 milhões do IPO antes do encerramento da operação
A empresa de energias renováveis cobriu a totalidade do montante referente ao aumento de capital em linha com o IPO que está em vigor, incluindo a opção adicional dos 15% - a "greenshoe option".
De acordo com o comunicado enviado agora à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), a GreenVolt "informa que foi hoje alcançado um volume de ordens de subscrição que supera o objeto da referida oferta (incluindo as designadas 'Initial Offer Shares' e as 'Option Shares')".
De acordo com o novo calendário, a fixação de preços das ações - cujo intervalo indicativo foi fixado entre 4,25 e 5 euros - será realizada a 13 de julho, sendo conhecidos os resultados da operação e realizada a liquidação financeira das ações no dia seguinte. A estreia da nova cotada na bolsa de Lisboa está agendada para 15 de julho.
A oferta tem por base um aumento de capital de 130 milhões de euros (até 30.588.235 ações), destinada a investidores institucionais, ao qual acresce uma tranche de 56 milhões em espécie, reservada aos acionistas da polaca V-Ridium, que entram com ativos na Greenvolt (11.200.000 ações).
Tudo somado - já incluindo os tais 15% de "greenshoe option" - a nova empresa da bolsa nacional poderá levantar até 205.499.998,56 milhões de euros nesta operação.
A controlar esta operação, enquanto Joint Global Coordinators, estão os bancos BNP Paribas e CaixaBank, ao passo que o Santander e o JB Capital Markets serão os Joint Bookrunners, que terão o papel de colocar estes títulos junto dos investidores. A PLMJ será o conselheiro legal desta oferta e a Delloitte o auditor da GreenVolt.
A Greenvolt é uma empresa de energias renováveis, assumindo ter uma quota de 48% na biomassa. Recentemente anunciou o acordo para compra de vários ativos, em particular da Tilbury, que tem centrais de biomassa no Reino Unido. No solar e na eólica tem a ligação através da V-Ridium. O encaixe da operação será usado no crescimento nessas três áreas das renováveis: biomassa, eólica e solar.