Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Altri acena com 20,5 milhões aos acionistas graças à GreenVolt. Ações sobem 2% e há novas coberturas

A empresa liderada por José Pina vai distribuir um dividendo de 10 cêntimos por ação e ainda dar um título da nova cotada das energias renováveis a cada entidade que detenha mais do que 55 títulos da papeleira.

02 de Julho de 2021 às 13:35
  • 9
  • ...
A eventual entrada da GreenVolt em bolsa pode ser uma boa notícia também para os acionistas da Altri, uma vez que a empresa liderada por José Pina vai distribuir um dividendo de 10 cêntimos por ação e ainda dar um título da nova cotada a cada entidade que detenha mais do que 55 títulos da papeleira.

No total, a Altri espera distribuir 20,5 milhões de euros com os acionstas, em espécie e por numerário, de acordo com o comunicado enviado esta manhã à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

Caso a GreenVolt venha mesmo a cotar em bolsa, numa operação que se prevê que aconteça a 13 de julho, a Altri compromete-se a "atribuir 1 ação representativa do capital social da Greenvolt por cada múltiplo de 55 ações representativas do capital social da Altri e será atribuído o montante de €0,10 por cada ação representativa do capital social da Altri", pode ler-se na mesma nota.

O dividendo em espécie, isto é, as ações da GreenVolt que a Altri irá distribuir pelos acionistas, será feito até um máximo de 3.750.000 ou 5% de ações representativas do capital social e dos direitos de voto da Greenvolt, lembra a casa-mãe. 

Mas a papeleira faz notar que só terão direito a este dividendo os investidores que detenham títulos da Altri em carteira até ao final de 8 de julho, data em que acaba o "Book-building Period", data em que termina a hipótese de os investidores entrarem neste IPO (oferta pública inicial, na tradução para português), e que a "efetiva concretização desta distribuição está condicionada à prévia admissão à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon da totalidade das ações representativas do capital social da Greenvolt".

A empresa de energias renováveis definiu um preço indicativo de entre 4,25 euros e 5 euros por cada uma das suas ações neste IPO (oferta pública inicial, na tradução para português). Mas o intervalo de preços agora fixado é apenas indicativo, como recorda a empresa, e pode sofrer alterações durante o período de "bookbuilding", dependendo da procura a que os títulos agora libertados estiveram sujeitos. Havendo ainda a hipótese de o preço ser definido acima ou abaixo deste montante no seu primeiro dia a negociar em bolsa.

Ações da Altri sobem 2%

Com este conjunto de notícias, as ações da Altri já estiveram a valorizar um máximo de 1,91% para os 5,345 euros na sessão de hoje, mas foi perdendo gás ao longo da manhã, estando agora com um ganho ligeiro de 0,17%. Durante o tempo em que subiu quase 2%, era a empresa do PSI-20 que mais subia no índice. 

Além de todas as novidades que envolvem a GreenVolt, a Altri recebeu uma revisão de cobertura ao seu desempenho em bolsa por parte do banco de investimento Bestiver, que optou, ainda assim, por deixar a recomendação e o preço-alvo inalterados em "manter" e 6,25 euros por ação, respetivamente. Com este preço, os analistas da Bestinver estão a dar um retorno potencial de cerca de 16%, face ao valor de fecho da sessão de ontem.

No total, a empresa nacional tem três casas de investimento a recomendarem compras as suas ações, uma a aconselhar manter e outra a dizer que o melhor será vender. O preço-alvo médio de todas estas avaliações é de 6,82 euros por ação, o que lhe confere um retorno potencial de 25,8%.

Este ano, as ações da Altri acumulam um ganho de 2,5%.
Ver comentários
Saber mais GreenVolt Altri José Pina CMVM IPO mercado bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio