Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Altri sobe mais de 3% ainda a aproveitar boleia do IPO da GreenVolt

As ações da papeleira têm estado a valorizar há três sessões consecutivas, à boleia do anunciado IPO da GreenVolt, a sua subsidiária de energias renováveis.

Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 05 de Julho de 2021 às 12:10
Aa ações Altri, empresa dedicada ao fabrico de pasta de papel, valorizaram um máximo de 3,30% durante a manhã desta segunda-feira, numa semana em que termina a possibilidade de os acionistas da empresa liderada por José Pina receberem ações da GreenVolt, a subsidiária de energias renováveis que está a meio de um IPO (oferta pública inicial, na tradução para português). Ainda assim, as ações da Altri perderam parte da força e estão agora a subir 1,74% para os 5,545 euros.

Na sessão de sexta-feira registou uma corrida muito mais acentuada do que o normal aos títulos da Altri, no mesmo dia em que foi anunciado o prospecto do IPO da GreenVolt para se estrear na bolsa nacional, assim como os dividendos que a Altri iria distribuir no caso desta operação ser bem sucedida. 

O número de ações transacionadas nessa sessão foi de 1,3 milhões de ações, muito acima da média diária dos últimos 90 dias de negociação fixada em cerca de 507 mil ações. Hoje, até ao momento, esse número está quase a ser atingido: trocaram de mãos quase 460 mil ações. 

Na semana passada, a papeleira anunciou que ia distribuir um dividendo de 10 cêntimos por ação e ainda dar um título da nova cotada a cada entidade que detenha mais do que 55 títulos da papeleiraNo total, a Altri espera distribuir 20,5 milhões de euros aos acionistas, em espécie e por numerário, de acordo com o comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

O dividendo em espécie, isto é, as ações da GreenVolt que a Altri irá distribuir pelos acionistas, será feito até um máximo de 3.750.000 ou 5% de ações representativas do capital social e dos direitos de voto da Greenvolt, lembra a casa-mãe. 

Mas a papeleira faz notar que só terão direito a este dividendo os investidores que detenham títulos da Altri em carteira até ao final de 8 de julho, data em que acaba o "Book-building Period", terminando a hipótese de os investidores entrarem neste IPO (oferta pública inicial, na tradução para português), e que a "efetiva concretização desta distribuição está condicionada à prévia admissão à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon da totalidade das ações representativas do capital social da Greenvolt".
Ver comentários
Saber mais GreenVolt IPO Altri Aa José Pina economia negócios e finanças mercado e câmbios bolsa indústria transformadora papel e embalagem
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio