Notícia
Google supera estimativas e já vale mais que a Apple
A gigante tecnológica Google, cuja denominação é Alphabet desde Agosto do ano passado, reportou lucros trimestrais acima do esperado e segue a disparar perto de 7% na negociação fora de horas, superando já a Apple em valor de mercado.
A Google – substituída em bolsa pela Alphabet, que a detém a 100% no âmbito da nova estrutura operacional anunciada no passado dia 10 de Agosto – reportou esta segunda-feira à noite os seus resultados do seu quarto trimestre fiscal e os lucros acima das expectativas fizeram a tecnológica disparar em bolsa, tornando-se a cotada mais valiosa de Wall Street.
A última vez que a Google foi mais valiosa do que a Apple aconteceu em Fevereiro de 2010, quando ambas tinham uma capitalização bolsista inferior a 200 mil milhões de dólares, lembra a CNBC.
O consenso de mercado apontava já para a possibilidade de a empresa que controla a Google destronar a Apple como cotada mais valiosa do mundo, ainda esta semana – mas acabou por ser já hoje.
A negociação fora do horário regular em Wall Street, a tecnológica segue a disparar perto de 7% para 824,30 dólares por acção e o seu valor de mercado ascende a cerca de 570 mil milhões de dólares, contra a actual capitalização bolsista de 535 mil milhões da Apple.
No seu quarto trimestre fiscal, a Google registou um lucro por acção (sem itens extraordinários) de 8,67 dólares, quando a estimativa média dos analistas apontava para 8,08 dólares.
Já as receitas (excluindo a facturação que passa para os parceiros) aumentaram 19% para 17,27 mil milhões de dólares, contra uma projecção de 16,88 mil milhões em média.
A sustentar estes bons resultados – reportados pela primeira vez no âmbito de uma nova estrutura que separa o motor de busca da Google e as operações de publicidade da área de investimentos mais arriscados – estiveram as vendas de publicidade online e um controlo de custos mais apertado, refere a Bloomberg.
(notícia actualizada às 22:10)